FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NO BRASIL

CENÁRIOS HISTÓRICOS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Cristina Aparecida de Oliveira Torquato Universidade Federal do ABC
  • Patricia da Silva Sessa Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34796

Palavras-chave:

formação de professores polivalentes, alfabetização científica, necessidades formativas no ensino de Ciências, Quarto de Despejo

Resumo

O presente texto defende o argumento de que há urgência em repensarmos o currículo da formação inicial dos professores do Ensino Fundamental com vistas à apropriação e desenvolvimento da Alfabetização científica (AC), ao passo que assumimos inicialmente que a formação de professores se desenvolve em vários contextos e espaços que influenciam direta e indiretamente em sua atividade docente. Assim, a partir de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, deflagrada no processo de doutoramento, investigamos os cenários históricos brasileiros de modo a identificarmos elementos ou situações que caracterizam a formação de professores dos anos iniciais no Brasil à luz da AC. Ao analisar a formação inicial dos professores de anos iniciais no país, com lentes históricas, observamos um cenário de encontros e desencontros até a AC se estabelecer na educação superior; bem recentemente, em função da facilidade ao acesso às tecnologias, principalmente voltadas às mídias sociais, ou seja, apontamos a urgência em ressignificarmos os currículos de formação inicial, potencializando saberes docentes à luz da AC.

Biografia do Autor

Cristina Aparecida de Oliveira Torquato, Universidade Federal do ABC

Professora de Ciências na Prefeitura Municipal de São Paulo e mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC, São Paulo - São Paulo.

Patricia da Silva Sessa, Universidade Federal do ABC

Professora adjunta da Universidade Federal do ABC e do Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências, São Paulo - São Paulo.

Downloads

Publicado

27-02-2025

Como Citar

TORQUATO, C. A. de O.; SESSA, P. da S. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NO BRASIL: CENÁRIOS HISTÓRICOS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 93–104, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.34796. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34796. Acesso em: 14 mar. 2025.