FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE
A PRÁTICA PEDAGÓGICA IMPÕE
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34798Palavras-chave:
Formação de professores, ensino superior, qualidade de ensinoResumo
Este artigo focaliza a formação de professores para o ensino superior em Moçambique, como imperativo para a prática pedagógica. O método utilizado foi a análise crítica da literatura nacional e internacional atinente à formação de professores. A análise realizada indica que o ensino superior em Moçambique clama por uma formação à docência, pois, majoritariamente, os professores não têm qualificação psicopedagógica e sim formação superior na área de conhecimento que atuam. E ainda que se reconheça a deficiente formação dos graduados no ensino superior, não se vislumbram políticas e ações voltadas à formação didática-pedagógica dos professores, o que nos afigura contrário à educação de qualidade. A dimensão pedagógica e didática no exercício do magistério superior em Moçambique constitui desafio dos mais sérios e importantes problemas da qualidade de formação dos professores do ensino superior no país, a dar resposta para um ensino de qualidade. Por se tratar de assunto intimamente ligado à qualidade da educação, a formação de professores sob aspetos didáticos, metodológicos, planificação e avaliação da aprendizagem, articulando a teoria à prática, é basilar para a docência no ensino superior. E, para isso, é imperioso desenvolver propostas de formação de professores para o ensino superior e, por outro lado, investir na formação contínua, através de programas de desenvolvimento profissional e fomento de intercâmbios académicos e científicos.
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