FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA IMPÕE

Autores

  • José Maria Pedro Salia Universidade Rovuma - Moçambique
  • Benvindo Felismino Samuel Maloa Universidade Pedagógica de Maputo - Moçambique
  • Mussa Abacar Universidade Rovuma - Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34798

Palavras-chave:

Formação de professores, ensino superior, qualidade de ensino

Resumo

Este artigo focaliza a formação de professores para o ensino superior em Moçambique, como imperativo para a prática pedagógica. O método utilizado foi a análise crítica da literatura nacional e internacional atinente à formação de professores. A análise realizada indica que o ensino superior em Moçambique clama por uma formação à docência, pois, majoritariamente, os professores não têm qualificação psicopedagógica e sim formação superior na área de conhecimento que atuam. E ainda que se reconheça a deficiente formação dos graduados no ensino superior, não se vislumbram políticas e ações voltadas à formação didática-pedagógica dos professores, o que nos afigura contrário à educação de qualidade. A dimensão pedagógica e didática no exercício do magistério superior em Moçambique constitui desafio dos mais sérios e importantes problemas da qualidade de formação dos professores do ensino superior no país, a dar resposta para um ensino de qualidade. Por se tratar de assunto intimamente ligado à qualidade da educação, a formação de professores sob aspetos didáticos, metodológicos, planificação e avaliação da aprendizagem, articulando a teoria à prática, é basilar para a docência no ensino superior. E, para isso, é imperioso desenvolver propostas de formação de professores para o ensino superior e, por outro lado, investir na formação contínua, através de programas de desenvolvimento profissional e fomento de intercâmbios académicos e científicos.

Biografia do Autor

José Maria Pedro Salia, Universidade Rovuma - Moçambique

Doutorando do Curso de Psicologia Educacional na Universidade Pedagógica de Maputo. Docente da Universidade Rovuma - Moçambique.

Benvindo Felismino Samuel Maloa, Universidade Pedagógica de Maputo - Moçambique

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Universidade Pedagógica de Maputo - Moçambique.

Mussa Abacar, Universidade Rovuma - Moçambique

Doutor em Psicologia cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor da Universidade Rovuma - Moçambique.

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Publicado

27-02-2025

Como Citar

SALIA, J. M. P.; MALOA, B. F. S.; ABACAR, M. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: A PRÁTICA PEDAGÓGICA IMPÕE. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 105–116, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.34798. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34798. Acesso em: 14 mar. 2025.