FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EVASÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34801Palavras-chave:
formação docente, práticas pedagógicas, evasão universitáriaResumo
A formação docente, as práticas pedagógicas e a evasão universitária estão interconectadas, desempenhando papéis críticos na qualidade do ensino superior. A formação abrange tanto o domínio do conteúdo quanto habilidades pedagógicas. Práticas pedagógicas inovadoras e centradas no estudante, como metodologias ativas e avaliação formativa, podem aumentar o engajamento estudantil. A evasão universitária é influenciada por diversos fatores, internos e externos ao ambiente acadêmico, inclusive práticas pedagógicas. Professores investidos em formação inovadora e continuada podem identificar mais facilmente estudantes em risco de evasão e assim buscar intervenções proativas. Investir na formação contínua dos docentes e na implementação de práticas pedagógicas eficazes é essencial para reduzir a evasão de estudantes. Muitos professores demonstram dificuldade em entender como fatores e práticas institucionais impactam o fenômeno da evasão, o que faz com que a universidade seja menos responsabilizada pelo abandono dos estudos. Importante reconhecer os fatores institucionais e pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem e desenvolver estratégias mais abrangentes para apoiar estudantes, especialmente aqueles em risco de abandonar o curso, contribuindo para seu sucesso acadêmico e pessoal.Assim, a responsabilidade pela redução da evasão universitária é compartilhada entre os docentes, que podem adaptar suas práticas pedagógicas, e as instituições, ao ofertar suporte e recursos adequados.
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