FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EVASÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Jamile Guerra Fonseca UFRB

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34801

Palavras-chave:

formação docente, práticas pedagógicas, evasão universitária

Resumo

A formação docente, as práticas pedagógicas e a evasão universitária estão interconectadas, desempenhando papéis críticos na qualidade do ensino superior. A formação abrange tanto o domínio do conteúdo quanto habilidades pedagógicas. Práticas pedagógicas inovadoras e centradas no estudante, como metodologias ativas e avaliação formativa, podem aumentar o engajamento estudantil. A evasão universitária é influenciada por diversos fatores, internos e externos ao ambiente acadêmico, inclusive práticas pedagógicas. Professores investidos em formação inovadora e continuada podem identificar mais facilmente estudantes em risco de evasão e assim buscar intervenções proativas. Investir na formação contínua dos docentes e na implementação de práticas pedagógicas eficazes é essencial para reduzir a evasão de estudantes. Muitos professores demonstram dificuldade em entender como fatores e práticas institucionais impactam o fenômeno da evasão, o que faz com que a universidade seja menos responsabilizada pelo abandono dos estudos. Importante reconhecer os fatores institucionais e pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem e desenvolver estratégias mais abrangentes para apoiar estudantes, especialmente aqueles em risco de abandonar o curso, contribuindo para seu sucesso acadêmico e pessoal.Assim, a responsabilidade pela redução da evasão universitária é compartilhada entre os docentes, que podem adaptar suas práticas pedagógicas, e as instituições, ao ofertar suporte e recursos adequados.

Biografia do Autor

Jamile Guerra Fonseca, UFRB

Docente Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Formação pedagógica em Sociologia. Formação graduação bacharel - Enfermagem obstétrica. Mestrado interdisciplinar em Ciências da Saúde. Doutorado em Enfermagem e Saúde com período sanduíche no Centro de Estudos das Migrações e relações interculturais - CEMRI / UAB, Lisboa/PT.

Downloads

Publicado

27-02-2025

Como Citar

FONSECA, J. G. FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EVASÃO UNIVERSITÁRIA. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 153–161, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.34801. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34801. Acesso em: 14 mar. 2025.