O GESTOR ESCOLAR E A ABORDAGEM LÚDICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Renato de Oliveira Campos Universidade Cidade de São Paulo
  • Everton Silva Santos Lopes Universidade Cidade de São Paulo
  • Alexandre Aparecido Alves Lima Universidade Cidade de São Paulo
  • Ana Livia Mendes de Sousa Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34802

Palavras-chave:

Educação Infantil, formação docente, Gestão Escolar, lúdico

Resumo

A formação docente nos Centros de Educação Infantil da cidade de São Paulo enfrenta desafios históricos e contemporâneos, especialmente relacionados à qualificação das práticas pedagógicas. A implementação de uma abordagem lúdica nos momentos do PEA (Projeto Especial de Ação), tem potencial para contribuir para a melhoria dessas práticas. Tem como objetivo principal apresentar uma discussão acerca de uma abordagem lúdica, fundamentada para os momentos de PEA. Realiza pesquisa bibliográfica e documental, analisando o documento do PEA com base no método de análise de conteúdo. A investigação discute sobre como a adoção de práticas lúdicas podem contribuir para a formação continuada dos professores, promovendo aprendizagens significativas, criatividade e reflexão crítica. Esclarece, ainda, o papel estratégico do gestor escolar na implementação e liderança de mudanças pedagógicas que favoreçam e superem as práticas colaborativas alinhadas às diretrizes curriculares. Por fim, reforça o potencial de superar resistências culturais da formação docente, sugerindo a formação de parcerias e a criação de condições para a incorporação efetiva da abordagem lúdica no contexto escolar.

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Publicado

27-02-2025

Como Citar

CAMPOS, R. de O.; LOPES, E. S. S.; LIMA, A. A. A.; SOUSA, A. L. M. de. O GESTOR ESCOLAR E A ABORDAGEM LÚDICA NA FORMAÇÃO DOCENTE . Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 162–175, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.34802. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34802. Acesso em: 14 mar. 2025.