O GESTOR ESCOLAR E A ABORDAGEM LÚDICA NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34802Palavras-chave:
Educação Infantil, formação docente, Gestão Escolar, lúdicoResumo
A formação docente nos Centros de Educação Infantil da cidade de São Paulo enfrenta desafios históricos e contemporâneos, especialmente relacionados à qualificação das práticas pedagógicas. A implementação de uma abordagem lúdica nos momentos do PEA (Projeto Especial de Ação), tem potencial para contribuir para a melhoria dessas práticas. Tem como objetivo principal apresentar uma discussão acerca de uma abordagem lúdica, fundamentada para os momentos de PEA. Realiza pesquisa bibliográfica e documental, analisando o documento do PEA com base no método de análise de conteúdo. A investigação discute sobre como a adoção de práticas lúdicas podem contribuir para a formação continuada dos professores, promovendo aprendizagens significativas, criatividade e reflexão crítica. Esclarece, ainda, o papel estratégico do gestor escolar na implementação e liderança de mudanças pedagógicas que favoreçam e superem as práticas colaborativas alinhadas às diretrizes curriculares. Por fim, reforça o potencial de superar resistências culturais da formação docente, sugerindo a formação de parcerias e a criação de condições para a incorporação efetiva da abordagem lúdica no contexto escolar.
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