PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE PROCESSOS AVALIATIVOS

UMA PROPOSTA DE REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Mauricio de Souza Machado Universidade Federal de São Paulo
  • Leonardo André Testoni Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34803

Palavras-chave:

avaliação, ensino de Matemática, percepção docente, processos avaliativos, ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo investiga as percepções de professores de Matemática sobre processos avaliativos no ensino, analisando como suas práticas refletem entendimentos sobre os processos avaliativos. Por meio de uma Análise Bibliográfica fundamentada na Análise de Conteúdo proposta por Bardin, o estudo explora desafios e inovações nos métodos avaliativos. Baseando-se em autores como Hoffmann, Luckesi e Freire, evidencia-se a importância de práticas democráticas e formativas que valorizem o desenvolvimento integral do estudante. Os resultados indicam que, embora docentes reconheçam a relevância da avaliação como ferramenta pedagógica, abordagens tradicionais ainda predominam, sendo limitadas pela ênfase em resultados quantitativos e pela pressão das avaliações externas de larga escala. O estudo também aponta avanços na adoção de métodos inclusivos, como autoavaliações e projetos interdisciplinares. Sugere-se a ampliação da formação docente com foco em práticas avaliativas contextualizadas e políticas públicas que promovam uma cultura avaliativa mais democrática e equitativa.

Biografia do Autor

Mauricio de Souza Machado, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Especialização em Ensino da Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP); Especialização em Educação Matemática pela Universidade Guarulhos (GRU/SP); Graduação em Matemática Universidade Guarulhos (GRU/SP).

Leonardo André Testoni, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

27-02-2025

Como Citar

MACHADO, M. de S.; TESTONI, L. A. PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE PROCESSOS AVALIATIVOS: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DA LITERATURA. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 176–194, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.34803. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34803. Acesso em: 14 mar. 2025.