PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE PROCESSOS AVALIATIVOS
UMA PROPOSTA DE REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34803Palavras-chave:
avaliação, ensino de Matemática, percepção docente, processos avaliativos, ensino-aprendizagemResumo
Este artigo investiga as percepções de professores de Matemática sobre processos avaliativos no ensino, analisando como suas práticas refletem entendimentos sobre os processos avaliativos. Por meio de uma Análise Bibliográfica fundamentada na Análise de Conteúdo proposta por Bardin, o estudo explora desafios e inovações nos métodos avaliativos. Baseando-se em autores como Hoffmann, Luckesi e Freire, evidencia-se a importância de práticas democráticas e formativas que valorizem o desenvolvimento integral do estudante. Os resultados indicam que, embora docentes reconheçam a relevância da avaliação como ferramenta pedagógica, abordagens tradicionais ainda predominam, sendo limitadas pela ênfase em resultados quantitativos e pela pressão das avaliações externas de larga escala. O estudo também aponta avanços na adoção de métodos inclusivos, como autoavaliações e projetos interdisciplinares. Sugere-se a ampliação da formação docente com foco em práticas avaliativas contextualizadas e políticas públicas que promovam uma cultura avaliativa mais democrática e equitativa.
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