PRÁTICA FORMATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA
DIÁLOGO DE SABERES DAS RESIDENTES NO PRP/UERR
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34805Palavras-chave:
Residência, Metodologias, Ensino, DocênciaResumo
O presente artigo aborda as experiências vivenciadas por duas residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Roraima (UERR), realizadas no Colégio Estadual Militarizado Professora Maria dos Prazeres Mota (CEM VII), em Boa Vista/RR. A pesquisa analisou as práticas desenvolvidas pelas residentes durante o período de um ano e meio, envolvendo metodologias ativas e interativas, atividades práticas, acompanhamento científico, o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a aplicação de uma Sequência Didática no ensino de Biologia para turmas do ensino médio. As residentes, denominadas A e B, adotaram abordagens distintas, com foco em diferentes metodologias e contextos pedagógicos. Os resultados demonstram avanços significativos na compreensão dos estudantes sobre os conteúdos trabalhados, bem como no aprimoramento das competências docentes das residentes. As atividades realizadas contribuíram para o desenvolvimento de habilidades como autonomia, pensamento crítico e protagonismo dos estudantes. Além disso, o PRP mostrou-se um espaço de aprendizado reflexivo e de experimentação pedagógica, unindo teoria e prática. Por fim, a parceria entre universidade e escola destacou-se como elemento essencial na prática formativa, criando professores mais preparados e sensíveis às demandas da educação contemporânea.
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