TRANSFORMANDO A FORMAÇÃO DOCENTE
O PODCAST COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34806Palavras-chave:
Educação Inovadora, Docência Colaborativa, Podcast EducacionalResumo
A educação contemporânea enfrenta desafios significativos, intensificados pela pandemia da COVID-19, que evidenciou a necessidade de abordagens inovadoras na formação de educadores. Nesse contexto, o projeto "Dez Encantos da Profissão Docente" propõe a criação de um podcast que explora aspectos positivos da docência de maneira acessível e inspiradora. Por meio de conversas com profissionais da área, o podcast discute temas cruciais como acolhimento, amorosidade, transformação e empatia na educação. A metodologia adotada contemplou etapas rigorosas, que se iniciaram pela seleção de temas relevantes, com base nas experiências dos docentes e nas demandas atuais do ambiente educacional. Foram utilizados os referenciais teóricos de Cristiano (2021); Tenani (2023), Freitas et al. (2024), dentre outros. O potencial educacional do podcast se manifesta em diversas aplicações. Sendo utilizado em aulas presenciais e em ambientes virtuais, como material complementar e ferramenta reflexiva para professores em formação inicial ou continuada. O formato oferece flexibilidade e reprodutibilidade, permitindo a adaptação dos conteúdos por parte dos educadores. Em suma, o "Dez Encantos da Profissão Docente" se apresenta como uma ferramenta valiosa de formação, além de fomentar uma rede de apoio entre educadores, evidenciando a importância de diálogos colaborativos e novos formatos para o aprimoramento da prática docente.
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