TRANSFORMANDO A FORMAÇÃO DOCENTE

O PODCAST COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Fabiane Batista Cândido Universidade Federal de Lavras
  • Eliasaf Rodrigues de Assis Universidade Federal de Lavras
  • Bárbara Tatiane Santos Carvalho Universidade Federal de Lavras
  • Yury Manoel Brito da Silva Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34806

Palavras-chave:

Educação Inovadora, Docência Colaborativa, Podcast Educacional

Resumo

A educação contemporânea enfrenta desafios significativos, intensificados pela pandemia da COVID-19, que evidenciou a necessidade de abordagens inovadoras na formação de educadores. Nesse contexto, o projeto "Dez Encantos da Profissão Docente" propõe a criação de um podcast que explora aspectos positivos da docência de maneira acessível e inspiradora. Por meio de conversas com profissionais da área, o podcast discute temas cruciais como acolhimento, amorosidade, transformação e empatia na educação. A metodologia adotada contemplou etapas rigorosas, que se iniciaram pela seleção de temas relevantes, com base nas experiências dos docentes e nas demandas atuais do ambiente educacional. Foram utilizados os referenciais teóricos de Cristiano (2021); Tenani (2023), Freitas et al. (2024), dentre outros. O potencial educacional do podcast se manifesta em diversas aplicações. Sendo utilizado em aulas presenciais e em ambientes virtuais, como material complementar e ferramenta reflexiva para professores em formação inicial ou continuada. O formato oferece flexibilidade e reprodutibilidade, permitindo a adaptação dos conteúdos por parte dos educadores. Em suma, o "Dez Encantos da Profissão Docente" se apresenta como uma ferramenta valiosa de formação, além de fomentar uma rede de apoio entre educadores, evidenciando a importância de diálogos colaborativos e novos formatos para o aprimoramento da prática docente.

Downloads

Publicado

27-02-2025

Como Citar

CÂNDIDO, F. B.; ASSIS, E. R. de; CARVALHO, B. T. S.; SILVA, Y. M. B. da. TRANSFORMANDO A FORMAÇÃO DOCENTE: O PODCAST COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 206–224, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.34806. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34806. Acesso em: 14 mar. 2025.