A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DA ROBÓTICA E DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Vanessa Candito Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre
  • Karla Mendonça Menezes Universidade de Santa Cruz do Sul, Balneário Camboriú –Santa Catarina.
  • Carolina Braz Carlan Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria- Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34883

Palavras-chave:

Formação Docente; Tecnologias; Robótica.

Resumo

A integração da tecnologia na educação tem se mostrado essencial para aprimorar as práticas docentes, transformando abordagens pedagógicas e permitindo aulas mais dinâmicas e interativas. Tecnologias Educacionais e Robótica Educacional enriquecem o ensino-aprendizagem, preparando educadores para novos desafios. Para isso, é fundamental adaptar estratégias pedagógicas, capacitando professores a utilizar essas ferramentas de forma eficaz. Este estudo analisou as contribuições de um processo formativo voltado à robótica e tecnologias educacionais para docentes de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Foram realizadas duas oficinas, com duração de três horas cada, abordando os temas “Robótica: Projetos com Arduino” e “Tecnologias Educacionais: Outras Abordagens para a Criação de Jogos”. Conduzidas por especialistas das áreas de Eletrônica, Automação e Tecnologias da Informação, as oficinas ofereceram explicações detalhadas, experimentos práticos e momentos de troca de experiências. Os professores reconheceram a importância da integração tecnológica na sala de aula, relatando melhorias em suas práticas pedagógicas e maior uso de ferramentas tecnológicas. Apesar disso, desafios como dificuldades no domínio das ferramentas indicam a necessidade de formação contínua. O estudo ressalta o potencial da robótica e das tecnologias educacionais em conectar conteúdos e enriquecer o processo educacional, destacando a relevância do apoio contínuo aos docentes.

Biografia do Autor

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPgECi - UFRGS); Mestra em Educação em Ciências no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPgECi - UFRGS); Especialista em Educação pelo IFSUL; Especialista em Ciências Ambientais pela URI (Campus de Frederico Westphalen), e Especialista em Educação Ambiental (UFSM); Licenciada em Ciências Biológicas pela URI (Campus de Frederico Westphalen); Docente de ciências da rede municipal.

Downloads

Publicado

27-02-2025

Como Citar

CANDITO, V.; MENDONÇA MENEZES, K.; BRAZ CARLAN RODRIGUES, C. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DA ROBÓTICA E DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS . Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 9–19, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.34883. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34883. Acesso em: 14 mar. 2025.