CARACTERIZAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR DO IFBAIANO CAMPUS SERRINHA

DESTINAÇÃO E APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i2.34951

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Merenda escolar, Resíduos orgânicos

Resumo

Os resíduos sólidos têm se mostrado pauta relevante na discussão sobre  sustentabilidade. No Brasil, a merenda é determinada por lei e deve ser oferecida aos alunos de maneira regular, o que inevitavelmente gera resíduos de natureza orgânica. O uso dos resíduos orgânicos podem ter diversas destinações interessantes para a diminuição de impactos ambientais e desperdício. Ainda, a escola exerce papel importante na construção de uma criticidade neste âmbito. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso juntamente com revisão bibliográfica, cujo objetivo foi descrever o lanche escolar do IF Baiano campus Serrinha, bem como tratar da destinação dos resíduos orgânicos e sugestões de uso  destes como parte do desenvolvimento de atividades com foco na educação ambiental e sustentabilidade. Concluiu-se que a escola desempenha papel relevante e apropriado para a discussão sobre o uso dos resíduos orgânicos de forma a apoiar atitudes de cunho sustentável.

Biografia do Autor

Ana Marcia da Conceição Abreu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Discente de mestrado em Ciências Ambientais (IFBAIANO), Licenciada em Ciências Biológicas(UNIAGES). 

Giovanna Alves Pereira Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Discente de mestrado em Ciências Ambientais (IFBaiano), Bacharela em Nutrição pela Faculdade da Região Sisaleira (FARESI).

Juliana de Oliveira Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Discente de mestrado em Ciências Ambientais (IFBaiano), Especialista em Direito Empresarial pela Faculdade LEGALE, Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Delka de Oliveira Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Docente no  Mestrado Profissional em  Ciências Ambientais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano campus Serrinha (IFBAIANO). Doutora em Engenharia Agrícola - Construções Rurais e Ambiência pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPE), Especialista em Produção de Ruminantes pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Rafael Rodrigo Ferreira de Lima, Universidade Federal de Sergipe

Discente de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFS), Mestre em Ciências Ambientais (IFBaiano), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFS), Graduado em Administração e em Engenharia de Produção pelo Centro de Ensino Superior de Maringá e formação acadêmica Lato Sensu em Meio Ambiente, Gestão e Educação. 

Downloads

Publicado

19-12-2025

Como Citar

ABREU, A. M. da C.; SANTOS, G. A. P.; ALMEIDA, J. de O.; AZEVEDO, D. de O.; LIMA, R. R. F. de. CARACTERIZAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR DO IFBAIANO CAMPUS SERRINHA: DESTINAÇÃO E APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 80–91, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i2.34951. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34951. Acesso em: 21 dez. 2025.