ENTRE PENTES E PARASITAS: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA DE ENSINO SOBRE PEDICULOSE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Dra. Andréa Inês Goldschmidt Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria e Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás, https://orcid.org/0000-0001-8263-7539
  • Gabriel Oliveira Dos Santos De Lima Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriely Niederauer Fortes Universidade Federal de Santa Maria
  • Tiago Felipe Pereira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i2.35547

Palavras-chave:

Pediculose; Ensino de Ciências; Saúde Pública; Ludicidade; Educação em Saúde.

Resumo

Este artigo apresenta uma intervenção pedagógica de cunho lúdico-científico, realizada com duas turmas do quarto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. A ação teve como principal objetivo promover a conscientização sobre a pediculose humana enquanto agravo de saúde pública, por meio de estratégias interativas fundamentadas em princípios da biologia, parasitologia e educação em saúde. A proposta foi idealizada e conduzida por licenciandos em Ciências Biológicas, no âmbito de uma disciplina pedagógica articulada a práticas extensionistas, com ênfase na ludicidade e na aprendizagem significativa. As atividades envolveram jogos educativos, dramatizações e a construção de modelos didáticos representando o ciclo de vida do Pediculus humanus capitis. A análise qualitativa baseou-se em registros de diário de campo e observações diretas realizadas ao longo do processo. Os resultados evidenciaram elevado engajamento dos estudantes, favorecendo a ressignificação de concepções prévias, a desconstrução de crenças estigmatizantes e o fortalecimento de práticas de autocuidado. Além disso, observaram-se indícios de apropriação conceitual por parte dos participantes, especialmente no que se refere à biologia do ectoparasita, às formas de transmissão e às medidas profiláticas. Os achados reforçam a relevância de abordagens interdisciplinares e culturalmente sensíveis no ensino de Ciências, sobretudo quando voltadas a temáticas que atravessam dimensões sociais, sanitárias e afetivas.

 

Biografia do Autor

Dra. Andréa Inês Goldschmidt, Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria e Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás,

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria e Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás, andreainesgold@gmail.com

Gabriel Oliveira Dos Santos De Lima Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Maria

Gabriely Niederauer Fortes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Maria

Tiago Felipe Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

19-12-2025

Como Citar

GOLDSCHMIDT, A. I.; DOS SANTOS DE LIMA PEREIRA, G. O.; NIEDERAUER FORTES, G.; PEREIRA, T. F. ENTRE PENTES E PARASITAS: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA DE ENSINO SOBRE PEDICULOSE NO ENSINO FUNDAMENTAL. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 192–209, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i2.35547. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/35547. Acesso em: 21 dez. 2025.