ENTRE PENTES E PARASITAS: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA DE ENSINO SOBRE PEDICULOSE NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i2.35547Palavras-chave:
Pediculose; Ensino de Ciências; Saúde Pública; Ludicidade; Educação em Saúde.Resumo
Este artigo apresenta uma intervenção pedagógica de cunho lúdico-científico, realizada com duas turmas do quarto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. A ação teve como principal objetivo promover a conscientização sobre a pediculose humana enquanto agravo de saúde pública, por meio de estratégias interativas fundamentadas em princípios da biologia, parasitologia e educação em saúde. A proposta foi idealizada e conduzida por licenciandos em Ciências Biológicas, no âmbito de uma disciplina pedagógica articulada a práticas extensionistas, com ênfase na ludicidade e na aprendizagem significativa. As atividades envolveram jogos educativos, dramatizações e a construção de modelos didáticos representando o ciclo de vida do Pediculus humanus capitis. A análise qualitativa baseou-se em registros de diário de campo e observações diretas realizadas ao longo do processo. Os resultados evidenciaram elevado engajamento dos estudantes, favorecendo a ressignificação de concepções prévias, a desconstrução de crenças estigmatizantes e o fortalecimento de práticas de autocuidado. Além disso, observaram-se indícios de apropriação conceitual por parte dos participantes, especialmente no que se refere à biologia do ectoparasita, às formas de transmissão e às medidas profiláticas. Os achados reforçam a relevância de abordagens interdisciplinares e culturalmente sensíveis no ensino de Ciências, sobretudo quando voltadas a temáticas que atravessam dimensões sociais, sanitárias e afetivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.