XADREZ: UM RECURSO METODOLÓGICO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v9i1.3952Resumo
O anseio por uma educação mais consistente e qualitativa capaz deformar cidadãos seguros de seus conhecimentos, gerando amparo intelectual
para enfrentar os mais diversos desafios da existência, dentro dos contextos
sociais, econômicos e culturais do nosso país nos levou a pesquisar alternativas
metodológicas que pudessem melhorar a formação do futuro professor de Matemática
e que facilitasse o processo de ensino e aprendizagem da mesma. Para
isso surgiu a idéia de pesquisar a respeito do XADREZ como recurso metodológico
para o ensino da Matemática. Investigamos o caminho percorrido pelo Xadrez no
mundo, na tentativa de compreender como o mesmo vem sendo utilizado através
dos tempos como uma ferramenta auxiliar no desenvolvimento cognitivo, como
um instrumento pedagógico e ainda como jogo (aspecto lúdico). Além disso, este
artigo reflete as possibi l idades de contextual ização e promoção da
interdisciplinaridade através do Xadrez nas aulas de Matemática.
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