EDUCAÇÃO INFANTIL – POR QUE IMPLEMENTÁ-LA

Autores

  • Zélia Maria Freire de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v9i1.3955

Resumo

A Educação Infantil, que compreende a primeira etapa da educação
básica, objetiva o desenvolvimento integral da criança de 0 até seis anos.
Embora comprovadas inúmeras vantagens em se implementá-la, poucas ações
são feitas nesse sentido, sobretudo no que se refere à sua primeira fase de
creche, de 0 a 3 anos, sendo mais realçada a fase de 4 a 6 anos, tudo, porém,
muito aquém da necessidade comunitária. Partindo de uma visão geral de
como nasceu a Educação Infantil, com a idéia assistencialista, chega-se ao
presente, quando tal idéia ainda prevalece e os recursos destinados são parcos.
São apresentados dificultadores em sua implementação que vão desde a
formação de profissionais para atuarem em Educação Infantil, até a parte física,
material e financeira necessária. Conclui-se que não há desvantagens em se
implementar a Educação Infantil, muito pelo contrário, só há benefícios a serem
comprovados nas etapas subseqüentes do processo de aprendizagem.
Palavras-chave: educação infantil, vantagens, desvantagens, implementação.

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Publicado

21-07-2010

Como Citar

FREIRE DE OLIVEIRA, Z. M. EDUCAÇÃO INFANTIL – POR QUE IMPLEMENTÁ-LA. Ideação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. p.71–85, 2010. DOI: 10.48075/ri.v9i1.3955. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/3955. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos