EDUCAÇÃO INFANTIL – POR QUE IMPLEMENTÁ-LA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v9i1.3955Resumo
A Educação Infantil, que compreende a primeira etapa da educaçãobásica, objetiva o desenvolvimento integral da criança de 0 até seis anos.
Embora comprovadas inúmeras vantagens em se implementá-la, poucas ações
são feitas nesse sentido, sobretudo no que se refere à sua primeira fase de
creche, de 0 a 3 anos, sendo mais realçada a fase de 4 a 6 anos, tudo, porém,
muito aquém da necessidade comunitária. Partindo de uma visão geral de
como nasceu a Educação Infantil, com a idéia assistencialista, chega-se ao
presente, quando tal idéia ainda prevalece e os recursos destinados são parcos.
São apresentados dificultadores em sua implementação que vão desde a
formação de profissionais para atuarem em Educação Infantil, até a parte física,
material e financeira necessária. Conclui-se que não há desvantagens em se
implementar a Educação Infantil, muito pelo contrário, só há benefícios a serem
comprovados nas etapas subseqüentes do processo de aprendizagem.
Palavras-chave: educação infantil, vantagens, desvantagens, implementação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.