COORDENADOR PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DE IDIOMAS: INDISPENSÁVEL PARA A EFETIVIDADE DO TRABALHO EM EQUIPE

Autores

  • Isis Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v9i1.3957

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo de caso realizado em uma
escola de idiomas com o intuito de evidenciar a importância do coordenador pedagógico
para a articulação e consequente eficácia do trabalho realizado pela equipe
responsável pelo ensino de língua inglesa. Sem a presença de um coordenador
pedagógico responsável por tal equipe, procurou-se identificar os pontos em que
a ausência deste profissional resultava na incompletude e inadequação do trabalho,
bem como enfatizar pontos em que sua presença potencializaria os resultados
já obtidos pelo grupo. Foi diagnosticada uma série de inadequações e ausência de
coesão entre todos os envolvidos, professores e direção, apontando para a
indispensabilidade de um coordenador que, não só possa engajar a equipe, como
orientar os trabalhos para uma melhoria no ensino e na formação dos professores.
Palavras-chave: coordenador pedagógico, engajamento, articulador, eficácia do trabalho.

Downloads

Publicado

21-07-2010

Como Citar

RIBEIRO, I. COORDENADOR PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DE IDIOMAS: INDISPENSÁVEL PARA A EFETIVIDADE DO TRABALHO EM EQUIPE. Ideação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. p.101–121, 2010. DOI: 10.48075/ri.v9i1.3957. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/3957. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos