FORMAÇÃO DE EDUCADORES: IMPLICAÇÕES HISTÓRICAS DO NEOLIBERALISMO - IDEOLOGIA E CONSCIÊNCIA

Autores

  • Aparecido Francisco Bertochi
  • Maria Cecília Braz Ribeiro de Souza

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v11i2.4953

Palavras-chave:

Formação de educadores, ideologia, consciência, neoliberalismo.

Resumo

Nossa pesquisa buscou aprofundar o tema da formação de educadores numa sociedade de classes com base nos conceitos de ideologia e consciência como categorias a serem apreendidas pelos educadores. Desta forma buscamos contribuir para a  reflexão de educadores, objetivando a apropriação dos conteúdos necessários à emancipação humana e do trabalho. Nesta  perspectiva nos baseamos no Materialismo Histórico e na Teoria Históricocultural como elementos fundantes para a compreensão da análise que realizamos, tendo as propostas neoliberais como discurso oficial nas diretrizes pedagógicas e que influem consubstancialmente na formação de educadores. Identificamos  uma orientação pragmática, instrumentalizadora, ideológica e  fomentadora dos discursos oficiais neoliberais e das práticas vazias referenciadas por um debate despolitizador baseado na falsa premissa da neutralidade científica. Neutralidade esta que intenta caracterizar o educador como um ser a-político  descontextualizado da realidade, quando em verdade, esta formação deformadora, o transforma em mero reprodutor  educacional, ideológico e cultural dos valores neoliberais.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

BERTOCHI, A. F.; SOUZA, M. C. B. R. de. FORMAÇÃO DE EDUCADORES: IMPLICAÇÕES HISTÓRICAS DO NEOLIBERALISMO - IDEOLOGIA E CONSCIÊNCIA. Ideação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 69–79, 2000. DOI: 10.48075/ri.v11i2.4953. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4953. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos