A LINGUAGEM ESCRITA NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Luzia Franco Duarte
  • Luiza Franco Duarte
  • Tamara Cardoso André

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v11i2.4954

Palavras-chave:

Gesto, Desenho, Jogo, Linguagem Escrita, Cultura.

Resumo

Apresenta contribuições e amplia os diálogos de como a
criança se apropria da linguagem escrita segundo a psicologia históricocultural, a partir do gesto, do desenho e do jogo, elementos constituintes da pré-história dessa linguagem, segundo L. S. Vigotski. Nesta perspectiva, o desenvolvimento da escrita pertence à primeira e mais importante linha de desenvolvimento cultural, pois está relacionada com o domínio do sistema externo de meios elaborados e estruturados no processo de  desenvolvimento cultural da humanidade. Para que a linguagem escrita da humanidade se converta em linguagem escrita da criança são necessários complexos processos de desenvolvimento  para compreender a realidade que vivencia e atua. Esta pesquisa vem resgatar a relação necessária que deve ser propiciada pelo ensino escolar ao desenvolvimento da  escrita para promover uma alfabetização culturalmente significativa.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DUARTE, L. F.; DUARTE, L. F.; ANDRÉ, T. C. A LINGUAGEM ESCRITA NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Ideação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 89–71, 2000. DOI: 10.48075/ri.v11i2.4954. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4954. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios