A LINGUAGEM ESCRITA NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v11i2.4954Palavras-chave:
Gesto, Desenho, Jogo, Linguagem Escrita, Cultura.Resumo
Apresenta contribuições e amplia os diálogos de como acriança se apropria da linguagem escrita segundo a psicologia históricocultural, a partir do gesto, do desenho e do jogo, elementos constituintes da pré-história dessa linguagem, segundo L. S. Vigotski. Nesta perspectiva, o desenvolvimento da escrita pertence à primeira e mais importante linha de desenvolvimento cultural, pois está relacionada com o domínio do sistema externo de meios elaborados e estruturados no processo de desenvolvimento cultural da humanidade. Para que a linguagem escrita da humanidade se converta em linguagem escrita da criança são necessários complexos processos de desenvolvimento para compreender a realidade que vivencia e atua. Esta pesquisa vem resgatar a relação necessária que deve ser propiciada pelo ensino escolar ao desenvolvimento da escrita para promover uma alfabetização culturalmente significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.