A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ENTRE VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS, DIFERENÇAS CULTURAIS E BILINGUISMO NA REGIÃO DA TRÍPLICA FRONTEIRA.
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v12i2.5043Palavras-chave:
Sociolinguística, Fronteira, ensino, bilinguismo.Resumo
Este artigo focaliza a formação do professor no contexto de fronteira entre três países – Brasil, Paraguai e Argentina – o qual apresenta um ambiente escolar com línguas e culturas diversificadas. A partir dessa realidade, buscou-se averiguar como ocorreu a formação de uma professora da rede pública de ensino fundamental em relação à multiplicidade linguística e cultural desse cenário. Para tanto, foi realizada uma entrevista não estruturada, respondida pela participante da pesquisa por escrito, via e-mail. A partir da análise, foi possível perceber como a abordagem da multiplicidade cultural e linguística em contexto de fronteira no curso de graduação contribuiu para que, ao estar mais atento para a interculturalidade na aula e também no entorno social, o professor possa desenvolver estratégiaspara resolver dificuldades que estejam interferindo no aprendizado de seus alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.