A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ENTRE VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS, DIFERENÇAS CULTURAIS E BILINGUISMO NA REGIÃO DA TRÍPLICA FRONTEIRA.

Autores

  • Gerusa Graeff Hoteit
  • Maria Elena Pires Santos

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v12i2.5043

Palavras-chave:

Sociolinguística, Fronteira, ensino, bilinguismo.

Resumo

Este artigo focaliza a formação do professor no contexto de fronteira entre três países – Brasil, Paraguai e Argentina – o qual apresenta um ambiente escolar com línguas e culturas diversificadas. A partir dessa realidade, buscou-se averiguar como ocorreu a formação de uma professora da rede pública de ensino fundamental em relação à multiplicidade linguística e cultural desse cenário. Para tanto, foi realizada uma entrevista não estruturada, respondida pela participante da pesquisa por escrito, via e-mail. A partir da análise, foi possível perceber como a abordagem da multiplicidade cultural e linguística em contexto de fronteira no curso de graduação contribuiu para que, ao estar mais atento para a interculturalidade na aula e também no entorno social, o professor possa desenvolver estratégias
para resolver dificuldades que estejam interferindo no aprendizado de seus alunos.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

HOTEIT, G. G.; SANTOS, M. E. P. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ENTRE VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS, DIFERENÇAS CULTURAIS E BILINGUISMO NA REGIÃO DA TRÍPLICA FRONTEIRA. Ideação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 131–141, 2000. DOI: 10.48075/ri.v12i2.5043. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/5043. Acesso em: 3 nov. 2024.