Tipos de leitor e modos de ler no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v5i5.616Resumo
Este artigo tem por objetivo caracterizar algumas das maneiras de ler na sociedade, o que implica procurar entender como se dá o encontro entre o leitor e o texto. Ler não é só a compreensão do objeto lido. Ler é uma prática encarnada por gestos, espaços e hábitos. O mundo do leitor e o mundo do texto são constituídos por um conjunto de competências, usos, códigos, interesses que se sustentam e estabelecem leis que organizam e constrangem a produção do sentido. Por isso importa distinguir as comunidades de leitores, as tradições de leitura, as maneiras de ler. Desta forma, será dada neste estudo atenção á sociedade do século XX e aos atuais hábitos, formas, escolhas e modos de ler.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.