O ENSINO DE EQUAÇÕES PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v15i1.8049Palavras-chave:
Educação Especial, Equação do 1º grau, Material Concreto.Resumo
Este artigo relata a utilização do material pedagógico Equal que procura sanar as dificuldades de aprendizagem dos alunos eficientes visuais e/ou videntes com dificuldades de aprendizagem. A matemática muitas vezes é considerada como sendo uma disciplina que exige maior atenção, e os alunos deficientes visuais na maioria das vezes sentem maiores dificuldades, pois a comunicação (visual, auditiva, etc.) está comprometida, e em muitos casos os educadores não sabem como ensinar/trabalhar com este aluno, por se tratar de uma dificuldade tão específica. Ao longo deste artigo, que apresenta o trabalho desenvolvido no projeto “O uso de materiais concretos no ensino de equações do 1º grau para alunos deficientes visuais e/ou videntes, com dificuldades de aprendizagem” procuramos discutir as dificuldades que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, especificamente, no conteúdo de equação de 1º grau e acreditamos que com a utilização do material concreto (Equal) e com profissionais melhor preparados para trabalhar com a diversidade em sala de aula, estaremos dando um passo importante para superar as dificuldades do processo de ensino e aprendizagem da Matemática para alunos deficientes visuais e alunos com dificuldades de aprendizagem.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.