As possibilidades dialógicas do fórum de discussão no ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Susan Kratochwill
  • Deise Rodrigues Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v8i8.846

Resumo

O presente estudo pretende mostrar que o fórum de discussão on-line, uma interface assíncrona, utilizado em ambientes virtuais de aprendizagem, tem dinamizado processos de ensino, aprendizagem e avaliação. Considera-se que este recurso potencializa a dialógica, a interação e a interatividade, devido a sua polifonia e plasticidade, rompendo com o modelo fechado de emissão-recepção e voltando-se para as possibilidades da aprendizagem colaborativa. A partir da pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórico, desenvolvida durante o mestrado em educação, constatou-se que as dinâmicas dialógicas do fórum trazem novas possibilidades interativas, propicia os processos de construção do conhecimento e de avaliação sob a perspectiva dialógica e colaborativa, desde que as posturas docentes e discentes estejam em consonância com estes propósitos, além de despertar nos estudantes o interesse pela leitura e pela pesquisa, aumentando a qualidade da produção escrita. Efetivamente o fórum aproxima as distâncias, promove a socialização e (re)significa o conteúdo na educação on-line.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

KRATOCHWILL, S.; SAMPAIO, D. R. As possibilidades dialógicas do fórum de discussão no ambiente virtual de aprendizagem. Ideação, [S. l.], v. 8, n. 8, p. p. 157–168, 2000. DOI: 10.48075/ri.v8i8.846. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/846. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Comunicações