ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR SOB A OPTICA DE ALUNOS DO 4º E 5º ANO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v16i1.9485Palavras-chave:
Criança, Promoção da Saúde, Prevenção de Doenças, Serviços de Saúde Escolar, Enfermagem em Saúde PúblicaResumo
Objetivou-se neste estudo analisar um material de apoio aos professores de escolas municipais sobre prevenção de doenças e promoção da saúde. Utilizou-se o método qualiquantitativo, com abordagem experimental. A população abrangeu 247 crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental de oito escolas municipais. Aplicou-se um questionário (pré-teste), em seguida, reaplicou-se (pós-teste) 30 dias após distribuir o material didático elaborado. Este material abordava questões de higiene, alimentação e prevenção de doenças, por meio de uma cartilha, um tabuleiro de jogo e um DVD. Observou-se que as crianças têm como principais hábitos de higiene a lavagem das mãos e higiene corporal (77,32%). 16,19% descreveram não aprender conteúdos sobre alimentação na escola. As doenças causadas pela má alimentação citadas foram: anemia; obesidade; colesterol alterado; desnutrição. Ao comparar o aprendizado após a dinâmica do jogo, notou-se que estes conseguiram conceituar os temas propostos na atividade. O jogo obteve 79% de aceitação, sendo que, 17,81% afirmaram que a atividade possibilitou o aprender brincando. Conclui-se que o material didático auxilia na fixação dos conteúdos e a escola apresenta-se como local oportuno para discutir e aprender saúde. Deste modo, a escola pode ser possibilidade de atuação interdisciplinar entre profissionais da educação e da saúde.
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