PROEJA E PRONATEC: PROBLEMATIZANDO CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA EJA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v16i2.9743Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, currículo integrado, produção de subjetividadesResumo
Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre a educação de jovens e adultos na perspectiva da formação profissional, considerando alternativas que lhes ofereçam tanto a profissionalização quanto as condições para a ampliação da sua visão de mundo. Neste sentido, problematizaremos os atravessamentos presentes nas concepções pedagógicas de duas políticas públicas voltadas à EJA, PROEJA E PRONATEC, bem como os efeitos das práticas colocadas em movimento por estas políticas, em especial sobre os modos de subjetivação. Embora os dois programas objetivem a profissionalização de uma parcela da população que não pôde se beneficiar das vantagens que a escolarização tende a proporcionar àqueles que buscam uma inserção no mercado de trabalho, a análise de suas características principais demonstra que as concepções pedagógicas são distintas, implicando efeitos igualmente distintos na formação dos alunos, bem como na organização do cotidiano pedagógico e no fazer do professor. Ao partir da ideia de integração curricular, o PROEJA é capaz de colocar em análise estratégias e práticas curriculares cujos efeitos não se limitam à transmissão dos conteúdos de cada uma das disciplinas, mas também implicam deslocamentos nos modos de ser e estar no mundo produzidos através dos currículos disciplinares.
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