Certificação da Produção Orgânica da Cachaça Matraga: Um Estudo de Caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i02.31965

Resumo

À medida em que cresce a preocupação social com o meio ambiente e o consumidor busca a aquisição de produtos alimentares mais sustentáveis, a certificação de produtos orgânicos demonstra-se protagonista. Com o intento de analisar a certificação de produtos orgânicos, foi realizado um estudo de caso com a produção de cachaça orgânica do Alambique Matraga, localizado no município de Planalto (Paraná – Brasil). Após o levantamento de dados inicial quanto à produção de cana-de-açúcar nesse estado, bem como quanto à certificação de produtos orgânicos, a agroindústria da cachaça e a agricultura familiar, o questionário para coleta de dados foi elaborado. Os resultados encontrados, a partir de entrevista realizada com o diretor proprietário da empresa, demonstraram que essa certificação possibilita o alcance do mercado internacional, ou seja, a exportação dos produtos, além do crescimento de produção, venda interna, geração de empregos e permanência do homem no campo. Há viabilidade de produção da cultura da cana-de-açúcar na região que, com o instrumento da certificação de produtos orgânicos, apesar de ainda ter um alto custo para obtenção, maximiza a comercialização do produto, demonstra a qualidade que os consumidores têm buscado, fortalecendo a cultura da cana-de-açúcar na região Sudoeste do Paraná.

Biografia do Autor

Santos Brandalize, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus Marechal Candido Rondon

Mestrado Em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, (UNIOESTE - Campus Toledo), Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável, (UNIOESTE- Campus Marechal Candido Rondon).

Junges Camila Gabriela, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus de Toledo

Mestre e Doutoranda pela UNIOESTE (Campus Toledo) em Desenvolvimento Regional e Agronegócio

Cattelan Renata, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus de Toledo

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Campus de Toledo. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/campus de Francisco Beltrão com foco em Desenvolvimento Regional e Agroindústria. 

Downloads

Publicado

05-12-2023 — Atualizado em 17-02-2024

Versões

Como Citar

SANTOS BRANDALIZE, M.; GABRIELA JUNGES, C.; CATTELAN, R. Certificação da Produção Orgânica da Cachaça Matraga: Um Estudo de Caso. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 1–22, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i02.31965. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/31965. Acesso em: 2 maio. 2024.