As Contribuições Patrístico-Agostinianas para a Hodierna Crise Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32106Resumo
Esta pesquisa é constituída por duas partes distintas e relacionadas. A primeira busca demonstrar que o problema ecológico é uma realidade hodierna tendo emergido na segunda metade do século passado. Na área dos estudos teológicos, não poderia ser diferente, a Ecoteologia é um enfoque recente. Inclusive, a entrada da teologia no debate ecológico tem também uma dimensão apologética: para alguns ambientalistas, a atual crise ecológica tem suas raízes na tradição judaico-cristã. A segunda parte aborda as contribuições Patrístico-agostinianas para os debates em torno da hodierna crise ambiental. A pesquisa é bibliográfica utilizando-se de fontes primárias e secundárias. Diante da impossibilidade de encontrar nos escritos dos Padres da Igreja tratados amplos e específicos sobre a Ecoteologia. Todavia, é possível, sim, encontrar na patrística princípios filosóficos, éticos e teológicos que regularizam a relação entre homem e natureza, os quais não são apenas conciliáveis com os atuais modelos de desenvolvimento sustentável, mas os fundamentam e confirmam. Visto que uma abordagem completa do pensamento ecológico dos Padres é impossível, este trabalho de pesquisa se deterá em alguns pontos da doutrina de Ireneu, Basílio e, principalmente, Agostinho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.