As Contribuições Patrístico-Agostinianas para a Hodierna Crise Ambiental

Autores

  • Lorivaldo do Nascimento Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus de Cascavel https://orcid.org/0000-0001-9741-2076
  • Marisete Santos Brandalize Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus Marechal Candido Rondon
  • Carlos Alexandre Brandalize https://orcid.org/0009-0009-2387-2593

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32106

Resumo

Esta pesquisa é constituída por duas partes distintas e relacionadas. A primeira busca demonstrar que o problema ecológico é uma realidade hodierna tendo emergido na segunda metade do século passado. Na área dos estudos teológicos, não poderia ser diferente, a Ecoteologia é um enfoque recente. Inclusive, a entrada da teologia no debate ecológico tem também uma dimensão apologética: para alguns ambientalistas, a atual crise ecológica tem suas raízes na tradição judaico-cristã. A segunda parte aborda as contribuições Patrístico-agostinianas para os debates em torno da hodierna crise ambiental. A pesquisa é bibliográfica utilizando-se de fontes primárias e secundárias. Diante da impossibilidade de encontrar nos escritos dos Padres da Igreja tratados amplos e específicos sobre a Ecoteologia. Todavia, é possível, sim, encontrar na patrística princípios filosóficos, éticos e teológicos que regularizam a relação entre homem e natureza, os quais não são apenas conciliáveis com os atuais modelos de desenvolvimento sustentável, mas os fundamentam e confirmam. Visto que uma abordagem completa do pensamento ecológico dos Padres é impossível, este trabalho de pesquisa se deterá em alguns pontos da doutrina de Ireneu, Basílio e, principalmente, Agostinho.

Biografia do Autor

Lorivaldo do Nascimento, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus de Cascavel

Licenciado em Filosofia; Licenciado em Pedagogia; Graduado em Teologia; Cursando licenciatura em história. Pós Graduado em Educação do Campo; Mestre em Teologia Sistemático-Pastoral pela PUC-RJ (2005); Mestre em Teologia dogmática pela (UNIGRE) ROMA (2008); Mestre em Educação (UNIOESTE) Cascavel (2019), doutor em Teologia dogmática pela (UNIGRE) Roma (2011). Doutorado em Educação pela UNIOESTE Cascavel. Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual do Oeste do Paraná nos campos de Cascavel e Foz do Iguaçu. Professor de Teologia do Instituto São João Paulo II da Arquidiocese de Cascavel. Leciona disciplinas e temáticas como Teologia Dogmática, Filosofia Medieval, Políticas Publicas, História e Fundamentos da Educação.

Carlos Alexandre Brandalize, https://orcid.org/0009-0009-2387-2593

Possui ensino médio completo na rede de ensino Alfa (2019). Curso de graduação em andamento de psicologia no Centro Universitário FAG, com previsão de término em 2024. Atuação profissional na área comercial/vendas em empresas pequenas durante ensino Médio pela loja de confecções QBela Modas ; centro comercial Digital Velocímetros com enfoque no conhecimento de comunicação e estratégias de vendas. Atualmente é estagiário no setor ambulatorial do Hospital Universitário do Oeste do Paraná como recepcionista a dez meses, consolidando experiências aplicadas de comunicação no âmbito da saúde. Áreas de interesse: Hospitais (enfoque na recuperação da Saúde psicológica) ; Instituições penitenciárias (enfoque em atendimento psicológico periódico) ; Clinicas de psicologia (enfoque em estagio da abordagem comportamentalista radical)

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

NASCIMENTO, L. do; SANTOS BRANDALIZE, M. . .; BRANDALIZE, C. . A. As Contribuições Patrístico-Agostinianas para a Hodierna Crise Ambiental. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32106. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32106. Acesso em: 2 maio. 2024.