AS CONCEPÇÕES DE ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCRITA COMO CONSEQUÊNCIA COM NUANCES DE DOM
Palavras-chave:
Produção textual, Livro didático, Concepções de escritaResumo
Os comandos de produção textual de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa (6.º ao 9.º anos) foram analisados, a fim de verificar a concepção de escrita que norteia o trabalho com essa prática em sala de aula. Para tanto, o estudo está pautado na Linguística Aplicada, na visão teórica de Geraldi (1996) e de Fiad e Mayrink-Sabison (1994) e metodológica de Sercundes (1997). As análises e a sistematização dos dados possibilitaram evidenciar as concepções de escrita como trabalho, escrita como consequência e escrita como consequência com nuances de dom, sendo que, neste artigo, apresentam-se os comandos pautados nesta última, haja vista a recorrência com que foi utilizada nas atividades. Diante disso, os resultados apontam que os comandos da coleção, pautados na concepção de escrita como consequência com nuances de dom, promovem o diálogo entre duas concepções pré-definidas por Sercundes (1997): escrita como dom e como consequência, evidenciando o seu imbricamento para a efetivação da atividade de produção. Ademais, as escritas são frutos de atividades realizadas previamente, ao mesmo tempo em que ao aluno é solicitado utilizar a imaginação, o seu dom de escrita no momento da produção, não se configurando condições reais de produção escrita aos estudantes.
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