ENTRE O DISCURSO E O SILÊNCIO

: QUAL O LUGAR DA MULHER NA POLÍCIA?

Autores

Resumo

Neste trabalho, sustentando-se teoricamente na Análise de Discurso, analisaremos, a partir de alguns dizeres de mulheres policiais, como a mulher policial é significada e significa na corporação polícia. Mostraremos como o corpo da mulher simboliza-se nesse espaço e como o silêncio dessa funciona como um modo de resistir. Foram entrevistadas cinco (5) mulheres com nível superior completo e efetivadas por concurso público, em diferentes períodos, para atuarem em delegacias do estado do Pará, Amazônia oriental. Nos dizeres de todas elas, há uma representação construída pelos colegas de trabalho e pela sociedade de que são menos capazes, frágeis para atuarem na função de policial. Essas expressões materializam dizeres e formulações sexistas que violentam as mulheres policiais a partir do funcionamento da ideologia patriarcal, intentando diminuir, apagar a mulher, dizendo o que essa pode ou não realizar como trabalho, sustentando que lugar ela pode ou não ocupar em nossa formação social.

 

Biografia do Autor

Norma Cristina Vieira, universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Bragança. Programa de Pós graduação em Linguagem e saberes da Amazônia

Professora da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós- Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA) - Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança.

Dantielli Assumpção Garcia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Estudos linguísticos. Professora de Graduação e Pós-Graduação em Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Downloads

Publicado

04-04-2024

Como Citar

VIEIRA, N. C.; GARCIA, D. A. . ENTRE O DISCURSO E O SILÊNCIO: : QUAL O LUGAR DA MULHER NA POLÍCIA? . Línguas & Letras, [S. l.], v. 24, n. 56, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/30204. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Discurso, história e processos de subjetivação