Diagnóstico Socioeconômico e Cultural dos Adolescentes em Conflito com a Lei de Toledo – PR
Palavras-chave:
Adolescentes, Diagnóstico socioeconômico, ToledoResumo
Este trabalho estabelece um diagnóstico socioeconômico e cultural dos adolescentes que cumpriram medida socioeducativa, em regime de internação, no Centro de Socioeducação - CENSE, no município de Toledo - PR. Problematiza-se a situação desses sujeitos com as discussões referentes a criminalização da pobreza (WACQUANT, 1999, 2003) e a redução da maioridade penal (PEC 171/93). O artigo parte de referenciais teóricos que abordam a problemática em discussão, inicialmente apresenta o processo de construção de direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. Realizaram-se conversas qualificadas (CARDIN, 2009) com os sujeitos envolvidos, partindo de roteiros estruturados de forma semiabertos, considerando que todo sujeito expressa o contexto social no qual está inserido, desta forma as trajetórias individuas foram articuladas as considerações sobre a criminalização da pobreza, bem como viabilizaram traçar o presente diagnóstico. Como este trabalho é oriundo de um projeto social, nas considerações finais foi proposto oficina de elaboração de audiovisual no CENSE, visando garantir que os adolescentes se expressem e se reconheçam enquanto sujeitos histórico sociais, dotados de potencialidades.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
MOMENTE MELO, C. A.; BORGES DA SILVA, D.; PEREIRA DA SILVA, M. T. Diagnóstico Socioeconômico e Cultural dos Adolescentes em Conflito com a Lei de Toledo – PR. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 11, n. 15, p. 91–104, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/16462. Acesso em: 5 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.