Diagnóstico Socioeconômico e Cultural dos Adolescentes em Conflito com a Lei de Toledo – PR

Autores

  • Caroline Andressa Momente Melo
  • Daniele Borges da Silva
  • Maria Tereza Pereira da Silva

Palavras-chave:

Adolescentes, Diagnóstico socioeconômico, Toledo

Resumo

Este trabalho estabelece um diagnóstico socioeconômico e cultural dos adolescentes que cumpriram medida socioeducativa, em regime de internação, no Centro de Socioeducação - CENSE, no município de Toledo - PR. Problematiza-se a situação desses sujeitos com as discussões referentes a criminalização da pobreza (WACQUANT, 1999, 2003) e a redução da maioridade penal (PEC 171/93). O artigo parte de referenciais teóricos que abordam a problemática em discussão, inicialmente apresenta o processo de construção de direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. Realizaram-se conversas qualificadas (CARDIN, 2009) com os sujeitos envolvidos, partindo de roteiros estruturados de forma semiabertos, considerando que todo sujeito expressa o contexto social no qual está inserido, desta forma as trajetórias individuas foram articuladas as considerações sobre a criminalização da pobreza, bem como viabilizaram traçar o presente diagnóstico. Como este trabalho é oriundo de um projeto social, nas considerações finais foi proposto oficina de elaboração de audiovisual no CENSE, visando garantir que os adolescentes se expressem e se reconheçam enquanto sujeitos histórico sociais, dotados de potencialidades.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

MOMENTE MELO, C. A.; BORGES DA SILVA, D.; PEREIRA DA SILVA, M. T. Diagnóstico Socioeconômico e Cultural dos Adolescentes em Conflito com a Lei de Toledo – PR. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 11, n. 15, p. 91–104, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/16462. Acesso em: 29 mar. 2024.