As Territorialidades Transfronteiriças da Segurança Nacional e as Conexões das Forças Armadas: Brasil, Paraguai e Argentina

Autores

  • Orlando Bispo dos Santos
  • Mauro José Ferreira Cury

Palavras-chave:

Território, Territorialidade transfronteiriça, Forças Armadas, Estratégias de defesa.

Resumo


Este trabalho tem como objetivo abordar as territorialidades transfronteiriças da Segurança Nacional e as conexões das Forças Armadas na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A existência de forças militares nas regiões de fronteira permite manter a integridade do Estado Nação do ponto de vista geopolítico por meio da segurança do território Nacional e do intercambio militar no que diz respeito aos conhecimentos táticos e tecnológicos para atuação conjunta. Tais conexões consistem na formulação de estratégias de defesa em âmbito interno e externo, com a soma de esforços político-militar conjunto, com vistas a manter a autonomia dos Estados Nacionais quanto ao emprego das relações de poder nas regiões de fronteira a partir das atividades militares desenvolvidas nas Escolas de Guerra dos Exércitos brasileiro, paraguaio e argentino que permitem reforçar o entendimento doutrinário militar entre países para o desenvolvimento das relações de poder sobre as ações humanas no território transfronteiriço. O dinamismo da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina parte das relações sociais políticas e econômicas, e geraram fatores que exigem dos Estados Nacionais as formulações de estratégias militares conjuntas com o objetivo de coibir conflitos no âmbito da fronteira, do Cone Sul e do Continente. O estudo tem o caráter teórico e empírico, com abordagem nas territorialidades transfronteiriças que envolve as Forças Armadas nos municípios de Foz do Iguaçu – Brasil; Ciudad del Leste–Paraguai e Puerto Iguazu–Argentina.

Downloads

Publicado

02-05-2017

Como Citar

BISPO DOS SANTOS, O.; FERREIRA CURY, M. J. As Territorialidades Transfronteiriças da Segurança Nacional e as Conexões das Forças Armadas: Brasil, Paraguai e Argentina. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 11, n. 15, p. 279–287, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/16847. Acesso em: 20 maio. 2022.