As Territorialidades Transfronteiriças da Segurança Nacional e as Conexões das Forças Armadas: Brasil, Paraguai e Argentina
Agências de fomento
Palavras-chave:
Território, Territorialidade transfronteiriça, Forças Armadas, Estratégias de defesa.Resumo
Este trabalho tem como objetivo abordar as territorialidades transfronteiriças da Segurança Nacional e as conexões das Forças Armadas na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A existência de forças militares nas regiões de fronteira permite manter a integridade do Estado Nação do ponto de vista geopolítico por meio da segurança do território Nacional e do intercambio militar no que diz respeito aos conhecimentos táticos e tecnológicos para atuação conjunta. Tais conexões consistem na formulação de estratégias de defesa em âmbito interno e externo, com a soma de esforços político-militar conjunto, com vistas a manter a autonomia dos Estados Nacionais quanto ao emprego das relações de poder nas regiões de fronteira a partir das atividades militares desenvolvidas nas Escolas de Guerra dos Exércitos brasileiro, paraguaio e argentino que permitem reforçar o entendimento doutrinário militar entre países para o desenvolvimento das relações de poder sobre as ações humanas no território transfronteiriço. O dinamismo da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina parte das relações sociais políticas e econômicas, e geraram fatores que exigem dos Estados Nacionais as formulações de estratégias militares conjuntas com o objetivo de coibir conflitos no âmbito da fronteira, do Cone Sul e do Continente. O estudo tem o caráter teórico e empírico, com abordagem nas territorialidades transfronteiriças que envolve as Forças Armadas nos municípios de Foz do Iguaçu – Brasil; Ciudad del Leste–Paraguai e Puerto Iguazu–Argentina.Downloads
Publicado
02-05-2017
Como Citar
BISPO DOS SANTOS, O.; FERREIRA CURY, M. J. As Territorialidades Transfronteiriças da Segurança Nacional e as Conexões das Forças Armadas: Brasil, Paraguai e Argentina. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 11, n. 15, p. 279–287, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/16847. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.