Análise Preliminar das Matrizes Curriculares de Cursos de Licenciatura em Geografia no Paraná

Autores

  • Otacilio Lopes de Souza da Paz
  • Ivandra Alves Ribeiro

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino, Currículo.

Resumo


Estudos sobre a formação de professores são itens fundamentais na discussão sobre a qualidade do ensino. Análises de matrizes curriculares podem subsidiar debates e ajudam a compreender parte do processo de formação de docentes, possibilitando análises quanto à adequação às exigências legais e identificação de potencialidades e limitações dos cursos. O presente artigo teve como objetivo analisar de forma preliminar as matrizes curriculares de cursos de licenciatura em Geografia, tendo como recorte nove cursos de universidades públicas no estado do Paraná (sul do Brasil). Foram consultados os endereços eletrônicos das instituições de ensino selecionadas, sendo extraído dados das disciplinas e registrados em planilhas eletrônicas. Os resultados indicam heterogeneidade de matrizes curriculares, com grandes diferenças na carga horária total, proporção de disciplina da educação e núcleo específico com o total da carga horária e presença de disciplinas de transposição didática. Os resultados podem subsidiar futuras análises como criação de novos cursos, reformulação de currículos, e análise do perfil dos futuros docentes.

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Publicado

29-03-2018

Como Citar

LOPES DE SOUZA DA PAZ, O.; ALVES RIBEIRO, I. Análise Preliminar das Matrizes Curriculares de Cursos de Licenciatura em Geografia no Paraná. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 13, n. 18, p. 2–14, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/19184. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos