Análise Preliminar das Matrizes Curriculares de Cursos de Licenciatura em Geografia no Paraná
Organismes subventionnaires
Mots-clés :
Formação docente, Ensino, Currículo.Résumé
Estudos sobre a formação de professores são itens fundamentais na discussão sobre a qualidade do ensino. Análises de matrizes curriculares podem subsidiar debates e ajudam a compreender parte do processo de formação de docentes, possibilitando análises quanto à adequação às exigências legais e identificação de potencialidades e limitações dos cursos. O presente artigo teve como objetivo analisar de forma preliminar as matrizes curriculares de cursos de licenciatura em Geografia, tendo como recorte nove cursos de universidades públicas no estado do Paraná (sul do Brasil). Foram consultados os endereços eletrônicos das instituições de ensino selecionadas, sendo extraído dados das disciplinas e registrados em planilhas eletrônicas. Os resultados indicam heterogeneidade de matrizes curriculares, com grandes diferenças na carga horária total, proporção de disciplina da educação e núcleo específico com o total da carga horária e presença de disciplinas de transposição didática. Os resultados podem subsidiar futuras análises como criação de novos cursos, reformulação de currículos, e análise do perfil dos futuros docentes.Téléchargements
Publié-e
29-03-2018
Comment citer
LOPES DE SOUZA DA PAZ, O.; ALVES RIBEIRO, I. Análise Preliminar das Matrizes Curriculares de Cursos de Licenciatura em Geografia no Paraná. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 13, n. 18, p. 2–14, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/19184. Acesso em: 18 juill. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.