HEPATITE A EM PONTA GROSSA (2005 – 2010): UMA ABORDAGEM DA GEOGRAFIA DA SAÚDE
Palavras-chave:
Geografia da Saúde, Geossistema, Hepatite AResumo
O presente artigo foi desenvolvido no curso de bacharelado em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e tem por objetivo verificar como se dá a relação espacial da hepatite A no município de Ponta Grossa, entre 2005-2010. A necessidade dessa espacialização é a de avaliar se existe conexão entre fenômenos naturais ou sociais na disseminação da doença para, então, encontrar os possíveis responsáveis de sua disseminação, propondo subsídios para reduzir o número de contaminações. A justificativa deste trabalho é de objetivar metas e estratégias de planejamento para combater a doença, buscando oferecer subsídios para reduzir o número de contaminações. Os métodos e materiais utilizados foram levantamentos de dados cadastrais e bibliográficos, materiais cartográficos apoiados em sistemas de informação geográfica, pesquisas quantitativas e qualitativas aplicadas nos bairros de maior proliferação da doença. A Geografia da Saúde e a teoria do geossistema foram fortes aliados para a análise da questão, pois possibilitaram uma compreensão integrada da evolução e da dinâmica ambiental, podendo ser aplicada para a resolução de problemas sociais relacionados ao comportamento dos sistemas naturais.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
24-02-2014
Como Citar
HORNES, K. L.; PALHARES, J. M.; SANTOS, L. M. R. dos; PINHEIRO, R. HEPATITE A EM PONTA GROSSA (2005 – 2010): UMA ABORDAGEM DA GEOGRAFIA DA SAÚDE. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 7, n. 8, 2014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/9349. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.