O uso de textos de divulgação científica para o ensino de geografia: representações/significações
Palabras clave:
Leitura, Ensino de Geografia, Textos de Divulgação CientíficaResumen
RESUMO: Parto do pressuposto de que a leitura não pode ser considerada como técnica. A leitura na escola – no espaço formal - configura-se como importante instrumento para a sistematização do conhecimento. O trabalho caracteriza-se pela intervenção na prática pedagógica, no que se refere a desenvolver conteúdos de ensino de geografia propostos no Programa Curricular para esta disciplina. Propusemos o trabalho com tópicos de ensino de geografia, mediante o uso de textos de jornais e revistas – Textos de Divulgação. Para tanto, estabeleci uma estratégia de leitura baseada na leitura oral e coletiva, em conjunto com os alunos – sujeitosleitores em formação. A partir da implementação da estratégia de leitura dos textos em sala de aula foi possível vivenciar um processo de construção de significados pelos alunos, que culminou em ações tais como a expressão oral e a produção de textos próprios. A leitura de Textos de Divulgação configura-se como alternativa para os professores de ensino de geografia, no sentido de modificar práticas pedagógicas tradicionais, nas quais o livro didático é o único material usado para a leitura e informação sobre conteúdos conceituais científicos. PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Ensino de Geografia; Textos de Divulgação Científica. ABSTRACT: We depart of the purpose that the reading can’t be considered like technical. The reading at formal school – space it configures like important instrument for systematization of the knowledge. Our work it characterizes by the intervention in the pedagogical practice, with regard to develop teaching proposed geography contents in the discipline Curricular Program. We proposed us to develop geography teaching topics, by means of the newspapers texts use and cover – Divulgement Texts. For so much establish a reading strategy, based in the oral and collective reading, together with the students – subjects- readers in formation. From the texts reading strategy implementation in class room was possible perceive a meanings construction process by the students, that culminated in actions such like oral expression and the own texts production. The Divulgement Texts reading it configures like alternative for the geography-teaching teachers, in the sense of modifying traditional pedagogical practices, in which the class book is the unique material used to the reading and information about scientific conceptual contents. KEYWORDS: Reading; Geography teaching; Scientific divulgement texts.Descargas
Publicado
01-01-2000
Cómo citar
ROSA, D. C. da. O uso de textos de divulgação científica para o ensino de geografia: representações/significações. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 1, n. 1, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/8. Acesso em: 16 abr. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.