A QUESTÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Climatologia, Ensino de Geografia.Resumo
Este artigo tem o objetivo de averiguar como o tema "aquecimento global" é tratado nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio, livros que são/foram utilizados nos municípios de Marechal Cândido Rondon e de Santa Helena - PR. Essa averiguação se justifica por acharmos que a educação é um instrumento que auxilia na compreensão da relação do homem com o meio. Assim, se o enfoque de determinada dinâmica do planeta ou mesmo da sociedade for parcial por parte do provedor do conhecimento, isso compromete a qualidade do ensino. A presente pesquisa foi realizada em nove coleções de livros didáticos disponibilizados pelos colégios dos municípios. Para este estudo foram elaboradas tabelas, que auxiliaram na analise da estrutura da abordagem do tema e também na evolução temporal dos conceitos. Foi possível contatar que o conceito de “efeito estufa” é exposto com clareza nos livros didáticos, mas, em alguns momentos, há uma mistura desse conceito com o conceito de “aquecimento global”, o que é prejudicial à compreensão desses fenômenos. Também foi observado que quase nada é falado, nos livros didáticos, sobre a possibilidade de o aquecimento global ocorrer de causas naturais, o que nos leva a concluir que o cunho catastrofista possui grande peso nessas obras de estudo escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.