O sujeito, o tempo e o espaço num debate teórico-metodológico
Mots-clés :
espaço, território, conflitualidade, campesinatoRésumé
Este texto visa a ampliar as discussões da pesquisa em Geografia. Nele propomos um debate teórico-metodológico objetivando discutir os conteúdos dos conceitos de espaço e território; contrapor a leitura geográfica crítica à leitura geográfica consensual e, com isso contribuir com o projeto de pesquisa “Camponeses/Agricultores familiares: paradigmas em questão” que estamos desenvolvendo no curso de doutorado em Geografia. Por isso o debate está dividido em três partes: a primeira parte estudará os conteúdos dos conceitos espaço, tempo e território a partir da dialética e do método dialético visando a ampliar a compreensão das categorias geográficas e contribuir com a tarefa de interpretar os acontecimentos, pois, a realidade como totalidade não se apresenta à primeira vista. A segunda parte, refletirá sobre a análise territorial como tarefa imprescindível para a compreensão
da luta de classes que se estabelece pela disputa do território, visando à implantação de um modelo de desenvolvimento agropecuário. Por fim, a terceira parte, analisará as contribuições que surgiram nesses dois debates, visando ao projeto de
pesquisa em Geografia cujo objetivo consiste em ampliar a compreensão da formação do agricultor camponês e ou familiar estudando a formação do campesinato na região do Pontal do Paranapanema nas últimas três décadas.
Téléchargements
Publié-e
01-01-2000
Comment citer
FELICIO, M. J. O sujeito, o tempo e o espaço num debate teórico-metodológico. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 4, n. 4, p. p.113–127, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/3638. Acesso em: 16 avr. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.