Paisagem na perspectiva integrada: alguns apontamentos
Mots-clés :
Paisagem, Perspectiva integrada, PlanejamentoRésumé
O conceito de paisagem tem variado ao longo da história, tanto na ciência geográfica como em outros ramos científicos. Na Geografia, esta variação conceitual é proveniente do processo histórico-evolutivo da ciência e da opção teóricometodológica de seus pesquisadores. Entre as várias linhas de pesquisa que têm apaisagem como objeto de estudo, destaca-se aqui a perspectiva que considera a paisagem de forma integrada. Esta forma de concepção busca o entendimento da estrutura, da evolução e da dinâmica da paisagem como forma de compreensão das relações ente homem e natureza. Assim, tendo como base os estudos de diferentes autores da Geografia, o objetivo deste artigo é fazer alguns apontamentos sobre as noções teóricas e implicações metodológicas que influenciaram na construção de concepções de paisagem. A necessidade de ampliação de pesquisas que adotem esta forma de compreensão é a motivação para o artigo, pois os estudos que consideram o conjunto de relações da paisagem possibilitam o reconhecimento e a avaliação de potencialidades e/ou fragilidades naturais diante das ações antrópicas. Conseqüentemente, este conhecimento viabiliza um melhor planejamento de usos e ocupações com menor degradação ambiental.
Téléchargements
Publié-e
01-01-2000
Comment citer
MEZZOMO, M. M.; NÓBREGA, M. T. de. Paisagem na perspectiva integrada: alguns apontamentos. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 4, n. 4, p. p.153–168, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/3641. Acesso em: 16 avr. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.