Território Indígena – É Preciso “Cercar” para Ser Reconhecido
Palavras-chave:
Território, Mobilidade, Terra, Conflitos.Resumo
A temática dos deslocamentos indígenas Guarani foi amplamente discutida a partir de categorias de várias áreas do conhecimento. Deste modo, há uma vasta literatura existente sobre esses povos que constantemente vem se deslocando por essas matas. Partindo dos deslocamentos, contudo, podemos afirmar que a terra é essencial à vida dessas pessoas, pois está relacionada com a cultura, a religião, bem como a economia, a política e a vida social de seus habitantes. Nos dias atuais, há um grande contingente de pessoas que vivem em territórios provisórios,assim, a luta pelo direito à terra é recorrente. Apesar de não haver fronteiras físicas para esses grupos, hoje, é preciso que ela seja marcada para garantirem reconhecimento perante a sociedade que os envolve. A base para essa pesquisa foi o trabalho de campo através do método etnográfico realizado numa aldeia localizada em Guaíra – PR. Analisamos os conceitos territoriais bem como, o contexto de conflitos acendidos em torno destes, articulados com o “viver bem” Guarani que caracteriza sua identidade. Pretendo com isso, compreender o sentido de viver numa área não demarcada que condiciona o fator da imobilidade. Entretanto, a perspectiva da mobilidade é reavivada através da cosmologia que é intermediada pela figura expressa do xamã.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BOCHNIA CABRAL, A. C.; SCHALLENBERGER, E. Território Indígena – É Preciso “Cercar” para Ser Reconhecido. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 11, n. 15, p. 134–142, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/16569. Acesso em: 5 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.