Imperialismo: Paralelos Conceituais no Decorrer da História e sua Perspectiva na Atualidade
Agências de fomento
Palavras-chave:
Conceitos de imperialismo, Mercantilismo, Novo imperialismo.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discorrer questões teóricas referentes aos diferentes conceitos de imperialismo no decorrer da história com o objetivo de justificar a presença de uma nova modalidade do conceito na atualidade. Inicialmente discorremos quanto aos imperialismos presentes na antiguidade, entre o mercantilismo e o século XIX e final do século XIX e início do XX a partir de uma revisão bibliográfica teórica. Em seguida, caracterizamos o imperialismo atual através da teoria de David Harvey, chamado novo imperialismo. É uma temática de relevância significativa, já que o conceito tem como base a dominação de um povo ou nação sobre outro e, tal característica, influencia nos rumos que a economia e a política mundial podem tomar e, consequentemente, implicar em precarização de qualidade de vida dos indivíduos em âmbito mundial, principalmente daqueles pertencentes às nações que hoje são dominadas do ponto de vista econômico. As articulações financeiras ocorrem de modo contínuo e simultâneo, o que permite a ampliação desta problemática em questão, o capital se desloca entre os países diariamente, ampliando a desigualdade. Desta forma, pretendemos apresentar uma abordagem geral sobre esta evolução do conceito de imperialismo com o escopo de auxiliar pesquisas futuras no âmbito geográfico e geopolítico.Downloads
Publicado
29-04-2017
Como Citar
PONCE MARTINS, A. L.; MENDES ROCHA, M. Imperialismo: Paralelos Conceituais no Decorrer da História e sua Perspectiva na Atualidade. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 11, n. 15, p. 217–225, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/16816. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.