Caracterização Morfopedológica de Unidades de Paisagem do Extremo Oeste do Paraná
Agências de fomento
Palavras-chave:
Unidade de paisagem, Dinâmica de vertente, Sistema pedológico.Resumo
A análise da cobertura pedológica, envolvendo as relações dos solos com o relevo, fornece informações substanciais para o entendimento da estrutura e dinâmica das vertentes na paisagem. Com o objetivo de comprovar a hipótese de que os sistemas pedológicos, das unidades de paisagem, denominadas: Platô de Marechal, Margarida e Porto Mendes, do município de Marechal Cândido Rondon – região Oeste do Paraná – estariam em diferentes estágios de evolução pedogenética, buscou-se, neste trabalho, compreender a dinâmica atual dos sistemas pedológicos característicos de cada uma destas unidades de paisagens. A pesquisa foi realizada empregando-se a metodologia da análise estrutural da cobertura pedológica. Para o reconhecimento da organização e funcionamento desses sistemas pedológicos, efetuaram-se sondagens e trincheiras nos principais setores topográficos das vertentes, para a caracterização macromorfológica e física dos horizontes. Estes dados, amparados por uma bibliografia apropriada, permitiram concluir que a unidade do Platô de Marechal é constituída por Latossolo Vermelho Eutroférrico no topo e por Nitossolo Vermelho Distroférricolatossólico a partir da média vertente. As unidades de Margarida e Porto Mendes, respectivamente, são constituídas pelo Nitossolo Vermelho Eutroférricolatossólico e Latossolo Vermelho Eutroférrico.Downloads
Publicado
30-04-2017
Como Citar
LEOPOLD MAGALHÃES, V.; DA CUNHA, J. E.; DE NÓBREGA, M. T. Caracterização Morfopedológica de Unidades de Paisagem do Extremo Oeste do Paraná. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 11, n. 15, p. 245–253, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/16822. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.