Variação Sazonal e os Efeitos na Saúde Humana em Maringá, PR
Agências de fomento
Palavras-chave:
Clima, Temperatura, Saúde humana, Doenças respiratórias, Doenças sazonais.Resumo
Foi realizado um estudo sobre a ocorrência de internamento por doenças respiratórias no HUM - Hospital Universitário de Maringá durante o período de novembro de 2002 até agosto de 2003. Os dados foram adquiridos através dos diagnósticos contidos nos prontuários referentes à pediatria e clínica médica. Os pacientes atendidos foram classificados por idade, resultando em oito grupos que contempla a faixa etária de 0 a >81 anos. Para saber qual faixa etária seria mais afetada pelos problemas respiratórios, os oito foram classificados como: 0-1, 2-5, 6-14, 15-20, 21-35, 36-50, 51-80 e >81 anos. O resultado do estudo demonstra que a sazonalidade anual tem grande influência na saúde humana de todas as idades, principalmente para os idosos e crianças. O estudo revelou ainda que os jovens adultos entre idades de 21 a 35 anos apresentam incidência de doenças respiratórias sempre elevadas, principalmente para os meses de inverno.Downloads
Publicado
14-07-2017
Como Citar
LELI, I. T.; STEVAUX, J. C.; BUSTUS, K. C.; ALMEIDA DOS SANTOS, D. Variação Sazonal e os Efeitos na Saúde Humana em Maringá, PR. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 12, n. 16, p. 14–21, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/17327. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.