Diagnóstico e modelo pró-ativo para a gestão ambiental dos resíduos sólidos urbanos em Ituiutaba - MG
Palavras-chave:
Aterro, Cooperativa, Compostagem, Ituiutaba, Logística Reversa, Resíduos Sólidos UrbanosResumo
Este artigo apresenta um diagnóstico e um modelo pró-ativo para a gestão ambiental dos Resíduos Sólidos Urbanos em Ituiutaba (MG). A análise qualitativa dos resíduos domiciliares revelou a presença de 70% em peso de matéria orgânica putrescível. Identificam-se: custos de manutenção do aterro, contra sensos, falhas técnicas, administrativas e ausência de equipamentos no modelo atual de logística reversa. Abre-se a perspectiva para um “up-grade” em sua eficiência em gestão ambiental. Para que o modelo possa ter efetividade ele deverá contar com o apoio da população, a qual deverá ser informada sobre a nova proposta de logística reversa para os resíduos. Em referência ao balanço de massa no modelo pró-ativo abre-se uma perspectiva de um desvio dos resíduos do aterro sanitário bem maior do que se presencia hoje. A reintegração ambiental dos resíduos sólidos dá um salto dos atuais 19% para 82,8% no modelo pró-ativo da logística reversa. Com a adoção do modelo pró-ativo a área do aterro municipal deverá ser utilizada menos para o recobrimento e compactação dos resíduos recicláveis e rejeitos e mais para a compostagem dos resíduos orgânicos putrescíveis. Com isso, se vislumbra o prolongamento da vida útil do aterro, que passaria de 24 para 99 anos.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
SANTOS, F. da C.; FEHR, M. Diagnóstico e modelo pró-ativo para a gestão ambiental dos resíduos sólidos urbanos em Ituiutaba - MG. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 4, n. 4, p. p.57–76, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/3635. Acesso em: 16 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.