ÁREAS PROTEGIDAS FRONTEIRIÇAS
Agências de fomento
Capes
Palavras-chave:
Fronteira, Áreas Protegidas, Tríplice FronteiraResumo
A fronteira é interessante recorte para estudos ambientais já que as fronteiras políticas nem sempre respeitam as fronteiras ecológicas, dessa forma, pretende-se abordar um instrumento de gestão da biodiversidade ainda pouco explorado no Brasil - as áreas protegidas fronteiriças. Essa ferramenta tem sido utilizado também para outros fins, além da conservação da natureza, tais como a valorização do patrimônio cultural e a promoção da paz. Pensando na dialética local-global das questões ambientais e partindo de uma visão da fronteira concebida como região e território, que se delineia o objetivo deste artigo, ou seja, revisar conceitos sobre a gestão de áreas protegidas fronteiriças. São apresentados tópicos gerais para entender esta questão, além de breve exposição sobre a temática na Tríplice Fronteira composta por Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad Del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina).Downloads
Publicado
17-03-2014
Como Citar
KROPF, M. S.; OLIVEIRA, R. R. ÁREAS PROTEGIDAS FRONTEIRIÇAS. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 8, n. 9, 2014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/9511. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.