RELAÇÃO ENTRE CRIAÇÃO DE RPPNs E GERAÇÃO DE ICMS ECOLÓGICO: ESTUDO SOBRE LUIZIANA-PR
Palavras-chave:
Paisagem, RPPN, ICMS Ecológico.Resumo
O ICMS Ecológico se caracteriza como um instrumento de política pública, que tem como objetivo o repasse de recursos financeiros aos municípios que abrigam em seus territórios Unidades de Conservação, Áreas Protegidas ou Mananciais. No caso das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), que são unidades de conservação de domínio privado, a criação está relacionada, em muitos casos, à possibilidade de geração de ICMS Ecológico e não, necessariamente, a conservação da natureza. Para discutir esta questão, foi desenvolvido um estudo de caso sobre quatro RPPNs localizadas no município de Luiziana-PR. Por meio de análise bibliográfica, levantamento de dados e informações, material cartográfico, caracterização geoecológica e trabalhos de campo, constatou-se que há uma estreita relação entre a criação destas RPPNs com a geração do ICMS Ecológico, baseando-se nos seguintes aspectos: as áreas não contam com plano de manejo; nenhuma têm qualquer tipo de atividade de turismo ou educação ambiental; embora as duas RPPNs sejam responsáveis pela geração de 37% de todo ICMS Ecológico, não contam com apoio de projetos para a conservação da biodiversidade por parte do município; o município não apresenta projetos ou programas de gestão ambiental com os recursos do IMCS Ecológico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.