Uma discussão de discussões de professores de Matemática que analisam produções escritas em um grupo de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.1.19430Palavras-chave:
Análise da Produção Escrita, Formação de Professores de Matemática, Grupo de Trabalho, Modelo dos Campos SemânticosResumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar discussões de professores de matemática em um grupo de trabalho no qual analisam produções escritas em matemática. Sob uma análise qualitativa de pesquisa, os dados foram produzidos por meio de gravações de vídeos e áudios, em oito encontros de um grupo de trabalho. As principais referências teórico-metodológicas são trabalhos que envolvem a Análise da Produção Escrita (APE) e o Modelo dos Campos Semânticos (MCS). O grupo de trabalho como espaço formativo se apresenta como uma possibilidade para a formação (inicial e em serviço) de professores que ensinam matemática. As discussões realizadas pelos professores são na direção de um refinamento de seus olhares para as produções de seus alunos, um detalhamento de suas atitudes e ações na elaboração e implementação de atividades e de um conhecimento das sutilezas que envolvem os processos de produção de significados, na direção de ler, plausivelmente, o que acontece em sala de aula.
Palavras-chave: Análise da Produção Escrita; Formação de Professores de Matemática; Grupo de Trabalho; Modelo dos Campos Semânticos.
A discussion of discussion of Math teachers that analyzes written productions in a work group
Abstract: The aim of this paper is to investigate mathematics teachers discussion in a work group in which they analyze written work in mathematics. We carry out a qualitative research and the data were produced through video and audio recordings in eight meetings of a working group. The principal theoretical and methodological references are works about written work analysis and Model of Semantic Fields. The work group with formative space presents itself as a possibility for the preparation (pre-service and in-service) of mathematics teachers. The discussions carried out by the teachers are towards a refinement of their views for the productions of their students, a detailing of their attitudes and actions in the elaboration and implementation of activities and a knowledge of the subtleties that involve the processes of meaning production, in the direction of reading, plausibly, what happens in the classroom.
Keywords: Written Work Analysis; Mathematics Teacher Education; Work Group; Model of Semantic Fields.
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