O uso de tecnologias digitais no ensino de matemática nos anos iniciais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26618
Organismes subventionnaires
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mots-clés :

Laboratório de Informática, Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática, Prática docente.

Résumé

Resumo: O uso dos computadores e dispositivos móveis associados à internet vem ganhando espaço nas escolas de educação básica como ferramentas didáticas utilizadas para auxiliar a aprendizagem dos educandos. Assim sendo, a presente investigação, de cunho qualitativo-exploratória apoiada em estudo de caso, teve como objetivo identificar a presença e o uso de Laboratório de Informática (LI) no ensino de Matemática nos anos iniciais em escolas públicas e privadas do município de Alegrete/RS. Para tanto, a pesquisa foi realizada em três etapas: I) levantamento de dados; II) observação não participante das práticas docentes no LI; e III) entrevista. Os resultados revelaram que a maior parte dos professores observados não realiza um planejamento didático-pedagógico para as atividades a serem desenvolvidas no LI. Destaca-se a importância da fluência digital e do domínio do conteúdo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas criativas e contextualizadas, bem como o aporte de infraestrutura e formação continuada.

Palavras-chave: Laboratório de Informática; Tecnologias Digitais; Ensino de Matemática; Prática docente.

 

The use of digital technologies in the teaching of mathematics in the elementary school

Abstract: The use of computers and mobile devices associated with the Internet has been gaining ground in basic education schools as teaching tools used to help the learning of students. Thus, the present qualitative-exploratory investigation, supported by a case study, aimed to identify the presence and use of Computer Laboratory in the teaching of Mathematics in the elementary school in public and private schools in the city of Alegrete-RS. For this, the research was carried out in three stages: I) data collection; II) observation of teaching practices in the Computer Laboratory; and III) interview. The results revealed that most of the teachers observed do not carry out a didactic-pedagogical planning to work in the Computer Laboratory with their students. From the interview conducted, we highlight the importance of digital fluency and content domain for the development of creative and contextualized pedagogical practices, as well as the contribution of infrastructure and continuing education.

Keywords: Computer Lab; Digital Technologies; Mathematics teaching; Teaching practice.

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Caroline Tavares de Souza Clesar, Professora Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS),

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), RS, Brasil.

Références

ALFARO, L. da T.; CLESAR, C. T. de S.; GIRAFFA, L. M. M. Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS. Dialogia, n. 36, p. 7-21, 2020.

CARDOSO, A. O. C. Tecnologias digitais, currículo e interdisciplinaridade na escola: um link possível a partir da ação docente. Porto Alegre: Educação por Escrito, 2015.

CLESAR, C. T. S; GIRAFFA, L. M. M. Os cursos de licenciatura em pedagogia e a formação matemática dos professores de anos iniciais: Refletindo acerca das brechas da formação inicial. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 6, n. 6, p. 34431-34450, 2020.

DUFLOTH, S. C.; FIALHO, W. Á.; MARQUES, S.; BARBOZA, J. C. Cidades digitais e a construção de um ambiente favorável à educação a distância: o caso de Piraí-RJ. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 15, n. 35, p. 153-171, jan./abr. 2019.

FONSECA, T. M. M. Ensinar-Aprender Pensando a prática pedagógica. Ponta Grossa - PR: Secretaria de Estado da Educação, 2008.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Editora Brasiliense SA, 1980.

PONTES, A. E.; PONTES, S. G. R.; SANTOS, M. J. O Uso do Computador como Ferramenta de Mediação Pedagógica no Sistema Municipal de Educação – Goiatuba/Goiás. In: The International Congress on University Industry Cooperation, 4th, December 2012, Taubaté, SP, Brazil. Anais… Taubate: UNITAU, 2012.

ROCHA, A. As contribuições dos jogos cognitivos digitais ao aprimoramento da resolução de problemas no contexto escolar. 2017. 180 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

SANTOS, C. M.; NEVES, T. G.; TOGURA, T. C. F. As tecnologias digitais no ensino de matemática: uma análise das práticas pedagógicas e dos objetos educacionais digitais. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 12º, 2016, São Paulo. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, 2016. p. 1-10.

SANTOS, E. M.; SILVA, M. C. N.; SILVA, S. C. S. A abordagem de proporção simples em um livro didático de Matemática na ótica do campo conceitual multiplicativo. Aquila, n. 21, p. 153-165, ago/dez, 2019.

SOUZA, C. T. O ensino de matemática nos anos iniciais em tempos de cibercultura: refletindo acerca da formação do pedagogo. 2017. 136 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

SOUZA, C. T.; GIRAFFA, L. M. M. Recursos Educacionais Abertos como elemento de apoio para aprendizagem de conteúdos matemáticos: uma experiência com o uso da Khan Academy. In: MELLO, D. E. (org,). Reflexões e experiências didáticas com tecnologias digitais. Londrina, PR: Editora Modrepérola, 2020. p. 365-385.

YIN. R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. São Paulo: Bookman. 5 ed. 2015.

Téléchargements

Publié-e

30-04-2021

Comment citer

ROLAND, L. B.; CLESAR, C. T. de S. O uso de tecnologias digitais no ensino de matemática nos anos iniciais. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 194–208, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26618. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/26618. Acesso em: 17 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Pesquisa