O uso dos filmes de ficção científica para o ensino de ciências com enfoque ciência, tecnologia e sociedade: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Thaís Mendes Rocha Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Josie Agatha Parrilha da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Bettina Heerdt Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26935
Agências de fomento
CAPES, CNPQ, Grupo de pesquisa INTERART - Interação entre Arte, Ciência e Educação, diálogos e interfaces nas Artes Visuais (UEPEG/UEM).

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Enfoque CTS, Arte e Ciência, Cinema, Filmes de Ficção Científica

Resumo

Resumo: Esta revisão sistemática da literatura teve como objetivo identificar a forma que os filmes de ficção científica (FC) abordam questões do ensino das Ciências e o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa utilizou bancos de dados com os seguintes descritores: “Ensino de Ciências, CTS, Ficção Científica e Cinema”. Os resultados evidenciaram que desde a década de 1980, os filmes de FC são utilizados como recurso metodológico no ensino de Ciências, mas ainda são escassos os estudos que relacionam o CTS com os filmes de FC. Nas quatro pesquisas encontradas, entre 2012 e 2019, a articulação dos três componentes da tríade CTS, raramente ocorre de forma coerente com os referenciais, prevalecendo o realce na ciência, ou em tecnologia e, majoritariamente, na sociedade, sobrelevando as questões socioambientais.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Enfoque CTS; Arte e Ciência; Cinema; Filmes de Ficção Científica.

 

The use of scientific fiction films for teaching sciences with a focus on science, technology and society: a systematic review of literature

Abstract: This systematic review of the literature aimed to identify the way that science fiction films (SF) address issues of science teaching and the focus on Science, Technology and Society (STS). The research used databases with the following descriptors: “Science Teaching, STS, Science Fiction and Cinema”. The results showed that, since the 1980s, SF films have been used as a methodological resource in science teaching, but there are still few studies relating STS to SF films. In the four researches found, between 2012 and 2019, the articulation of the three components of the STS triad, rarely occurs in a coherent manner with the references, with emphasis on science or technology and, mainly, on society, prevailing, raising socioenvironmental issues.

Keywords: Science teaching; Focus on STS; Art and Science; Movie theater; Science fiction

 

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Biografia do Autor

Thaís Mendes Rocha, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM- UEM), Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2018. 

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pós-Doutorado em Educação para a Ciência na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru - SP. Docente do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Docente do corpo permanente dos Programas stricto sensu de Pós-Graduação: Ensino em Ciências e a Educação Matemática (PPGECEM - UEPG) e Educação para a Ciência e a Matemática (PCM - UEM).

Bettina Heerdt, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e de Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

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Publicado

30-04-2021

Como Citar

ROCHA, T. M.; SILVA, J. A. P. da; HEERDT, B. O uso dos filmes de ficção científica para o ensino de ciências com enfoque ciência, tecnologia e sociedade: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 129–151, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26935. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/26935. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa