A elaboração e a aplicação de avaliação digital para curso presencial

uma análise da percepção dos alunos do Ensino Superior

Autores

  • Carlos Frederico Charret Brandt Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-6636-2432
  • Giani Carla Ito Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Anderleia Sotoriva Damke Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/PPGECT)
Agências de fomento

Palavras-chave:

Métodos de avaliação, Avaliação online, Percepção dos alunos.

Resumo

O presente artigo pretende descrever um método de avaliação digital aplicado em um curso de ensino presencial com o objetivo de analisar as percepções dos alunos. A metodologia, de abordagem qualitativa, consistiu em descrever o método de elaboração, aplicação e correção da avaliação, bem como, investigar por meio da análise de conteúdo, as percepções sobre as provas digitais emitidas pelos pesquisados. As opiniões dos discentes foram distribuídas em três eixos de análise: aspectos favoráveis; aspectos desfavoráveis e a influência da relação professor-aluno na avaliação discente. Neste contexto, constatou-se que o uso deste modelo de avaliação no ensino presencial foi inovador ao inserir ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, contudo, a inserção das tecnologias somente não é o suficiente para transformar, mas sim auxiliar e apoiar a prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Carlos Frederico Charret Brandt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

COBIO/UTFPR - Cosmologia e Gravitação, Ensino.

Giani Carla Ito, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Computação Aplicada, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Eduarda Maria Schneider, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Anderleia Sotoriva Damke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/PPGECT)

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/PPGECT).

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Publicado

26-08-2022

Como Citar

BRANDT, C. F. C.; ITO, G. C.; SCHNEIDER, E. M.; DAMKE, A. S. A elaboração e a aplicação de avaliação digital para curso presencial: uma análise da percepção dos alunos do Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 235–252, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/27800. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência