Dificuldades de aprendizagem cognitivas em Matemática:

estudo de caso com professor do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Canindé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.27908

Palavras-chave:

Ensino da matemática, Dificuldades de aprendizagem, Ensino médio.

Resumo

Objetiva-se, com esta pesquisa, identificar as dificuldades de aprendizagem cognitivas em matemática pontuadas pelos professores do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Canindé. Especificamente, analisar as ações desenvolvidas por esses professores para diminuir tais dificuldades, bem como propor orientações pedagógicas que contribuam com as suas práticas, visando minimizar as dificuldades encontradas. O arcabouço teórico foi constituído por Sánchez (2004), Vargas (2006), Santos (2007) e Suleiman (2016), dentre outros. De cunho qualitativo, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e foi desenvolvida no segundo semestre de 2020. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um questionário de cinco perguntas. Para a sua análise, seguiu-se as fases de ordenação, classificação e análise propriamente dita. Os resultados mostraram que as dificuldades não dizem respeito às especificidades do Ensino Médio, mas decorrem do Ensino Fundamental, necessitando ser trabalhadas também no nível de ensino corrente.

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Biografia do Autor

Anna Karol Moura de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Canindé

Licencianda em Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Campus Canindé, CE, Brasil. E-mail: anna.karol.moura03@aluno.ifce.edu.br.

Paula Patrícia Barbosa Ventura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Canindé

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Campus Canindé, CE, Brasil. E-mail: paula.ventura@ifce.edu.br.

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

SOUSA, A. K. M. de; VENTURA, P. P. B. Dificuldades de aprendizagem cognitivas em Matemática:: estudo de caso com professor do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Canindé. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 490–507, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.27908. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/27908. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa