A natureza da ciência no ensino de ciências: uma imagem da atividade científica mais adequada ao ensino?

Autores

  • Luiz Henrique Martins Arthury

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28504

Resumo

As diversas abordagens epistemológicas da atividade científica produziram uma vasta discussão acadêmica com muitas visões diferentes a respeito da natureza da ciência. Contudo, alguns autores sugerem possíveis pontos de consenso entre os resultados obtidos pelos epistemólogos. Entre esses pontos, os discutidos por um trabalho de Gil-Pérez e colaboradores (2001) têm fundamentado diversos outros com objetivos correlatos, mas que podem levar a uma imagem de ciência que se distancia do realismo científico no ensino de ciências. Neste trabalho, revisitamos e tecemos algumas considerações sobre os elementos de consenso discutidos por Gil-Pérez e colaboradores, com um foco em possíveis entendimentos inadequados transmitidos pelo ensino de ciências, subsidiando o professor interessado em trabalhar questões sobre a atividade científica em sala de aula.

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Publicado

28-12-2021

Como Citar

MARTINS ARTHURY, L. H. A natureza da ciência no ensino de ciências: uma imagem da atividade científica mais adequada ao ensino?. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 467–488, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28504. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28504. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos