Construções geométricas utilizando o software Régua e Compasso

reflexões a partir de um curso de extensão

Autores

  • Thaís Aparecida Vilarinho de Jesus Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Aléx Gomes da Silva Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Ensino, Matemática, Software, Régua e Compasso

Resumo

O presente trabalho decorre de um projeto de extensão desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Ituiutaba, cujo objetivo principal foi levar os estudantes a realizarem construções geométricas por meio do software Régua e Compasso, evidenciando definições, teoremas e propriedades. Este relato destaca as possibilidades de aprendizagem por meio do uso de um software de geometria dinâmica que se mostra como uma ferramenta adequada para a criação de construções geométricas, possibilitando um ensino interativo, investigativo e desafiador. De cunho qualitativo, o estudo contou com pesquisa bibliográfica e exploratória, além da observação das práticas desenvolvidas pelos alunos durante a execução do projeto e discussão dos resultados obtidos. Constatou-se o envolvimento dos discentes nas atividades propostas, o aprendizado proporcionado pelo curso, bem como a relevância e necessidade de inserção de recursos tecnológicos no ensino da Matemática.

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Biografia do Autor

Thaís Aparecida Vilarinho de Jesus, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Discente do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Aléx Gomes da Silva, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Docente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

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Publicado

26-08-2022

Como Citar

JESUS, T. A. V. de; SILVA, A. G. da. Construções geométricas utilizando o software Régua e Compasso: reflexões a partir de um curso de extensão. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 253–265, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29127. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência